Programação
Clique em cada item e veja as produções de estudantes e professores do CJCC de Vitória da Conquista
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Choices
O Choices é um jogo desenvolvido na Incubadora de Projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura por alunos do ensino médio da rede pública de ensino do estado da Bahia. No jogo o(a) jogador(a) faz escolhas entre as opções apresentadas (cartas) e estas escolhas podem fazer com que ele tenha (no jogo) uma vida mais ou menos saudável e chegue ao final com saúde ou com riscos de doenças em função das opções feitas. No início do jogo o(a) jogador(a) poderá calcular o seu Índice de Massa Corporal – IMC, medida internacional utilizada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.
Autores: Filipe Sousa; Luís Jonas Borges; Thiago Silva (estuantes); Lucas Ferreira (monitor); Elmara Souza (professora orientadora); Roberto Andrade (professor orientador).
Clique aqui ou na imagem acima. Experimente! Divirta-se!
Você tem atitudes sustentáveis?
Vivemos em um planeta que pede socorro! O excesso de consumo, poluição, desmatamento, desperdício de água etc. estão produzindo danos ao planeta que podem ser irreversíveis. Atitudes simples como não jogar lixo nas ruas, diminuir o uso de materiais descartáveis, separar o lixo, não desperdiçar a água, utilizar transportes públicos ou que não poluem, cuidar do espaço onde vive, entre outras pequenas atitudes, podem fazer grande diferença para a preservação da vida no planeta.
Essa animação foi desenvolvida na Incubadora de projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista por alunos do ensino médio como parte do projeto pesquisa sobre sustentabilidade.
Autores: Renata Valença; Filipe Sousa; Luís Jonas Borges; Thiago Silva (estudantes); Lucas Ferreira (monitor); Elmara Souza (professora orientadora).
Acesse a animação e veja se você tem atitudes sustentáveis!
Clique aqui ou na imagem acima e divirta-se!
Você é consumista?
Esse projeto foi desenvolvido na Incubadora de Projetos do Centro Juvenil de Vitória da Conquista para ser utilizado no Curso "É da sua conta!?", curso que aborda a educação financeira. Os alunos utilzaram no início do curso e no final para identificar se houve mudança de comportamento após o curso. O objetivo da animação interativa é saber se você é consimista e está acessível para qualquer pessoa utilizar.
Autores: Emanuel da Silva Cordeiro; Luís Jonas Borges; Lucas Ferreira (monitor); Elmara Souza (professora orientadora); Adriana (professora orientadora).
Veja se você é consumista! Clique aqui ou na imagem acima e divirta-se!
Jogo Aedes Adventure
Esse projeto foi desenvolvido na Incubadora de Projetos do Centro Juvenil de Vitória da Conquista com o objetivo de ser uma ação educativa provocar reflexão sobre a importância de se combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Utilizamos a realidade aumentada para que o usuário possa com seu próprio corpo interagir no jogo e acabaar com os criadourso e, consequentemente, com os mosquitos. Para jogar é importante que o usuário fique a distãncia de 1 metro do computador/notebook.
Autores: Elmara Souza (professora orientadora); Lucas Ferreira (monitor); Renata Gondim; Vinícius Augusto (alunos);
Clique aqui ou na imagem acima, combata o mosquito e divirta-se!
Jogo Wor(l)d
Esse projeto foi desenvolvido na Incubadora de Projetos do Centro Juvenil de Vitória da Conquista com o objetivo de ser uma ação educativa provocar reflexão sobre a violência e a importância de uma cultura de paz no mundo. Utilizamos a realidade aumentada para que o usuário possa com seu próprio corpo interagir no jogo e escolher as palavras que deseja para si para o mundo e as que não deseja. Para jogar é importante que o usuário fique a distãncia de 1 metro do computador/notebook e que tenha uma luva verde e uma vermelha. Com uma luva verde o jogador peda as palavras que quer e com a luva vermelha as que não quer. Ao final será apresentado o resultado, ou seja, quão grande você é que quanto pode contribuir para um mundo melhor.
Autores: Renata Gondim Valença; Lucas Ferreira (monitor); Elmara Souza (professora orientadora).
Clique aqui ou na imagem acima, combata à violência e divirta-se!
Deixa de ser trouxa
O jogo “Deixa de ser trouxa” é um quiz composto de dez questões que mesclam conteúdos de História e a ficção da saga Harry Potter. Sua ideia surgiu a partir do interesse em proporcionar um aprendizado de História ligado a ludicidade. Através da saga Harry Potter os estudantes podem aprender conteúdos da Segunda Guerra Mundial, Nazismo e facismo, escravidão, inquisição etc.
Autoras: Amanda Oliveira (estudante) e Karla Dias (orientadora)
Clique aqui ou na imagem acima jogar e se divertir!
APLICATIVOS
Aplicativo Trip Quest
O Trip Quest é um aplicativo inspirado na lógica de um Role Playing Game – RPG, um jogo colaborativo em que as pessoas participam de narrativas guiadas por um “mestre”. O Trip Quest simula situações de uma viagem que desafiam os jogadores a se comunicarem em inglês e aprenderem sobre fatos históricos.
Autores: Elmara Souza (professora orientadora); Filipe Souza; Lucas Ferreira; Luis Jonas Borges; Vitor Hugo Lacerda
Clique aqui e faça o download do TripQuest
Aplicativo Ágora
O Ágora é um aplicativo para dispositivos móveis, um jogo de grupo em que os estudantes/jogadores, chamados de Conselheiros, gerenciam uma cidade, tomando decisões coletivas frente à diversas situações-problema apresentadas pela comunidade. Cada decisão afetará o destino da cidade através dos seguintes indicadores: satisfação pública, infraestrutura, sustentabilidade e economia. A proposta é que os estudantes, através de enunciados concretos, exercitem a argumentação e a tomada de decisão.
Autores: Elmara Souza (professora orientadora); Filipe Souza; Luis Jonas Borges; Renata Valença; Vitor Hugo Lacerda
Clique aqui, faça o download e divirta-se!Aplicativo Cartográfico
CartoGráfico é um jogo educativo para dispositivos móveis focado nos alunos do Ensino Fundamental II(especialmente 7º ano) para o ensino de conteúdos de eografia (características físicas e humanas sobre cidades/regiões brasileiras) e atemática (coordenadas cartesianas, lateralidade, estratégia e raciocínio lógico).
Autores: Adriana Sousa (professora orientadora); Márcia Santos; Luísa Souza; Gabriel Toschi; Daniel Moura
Clique aqui eacesse o Cartográfico