A emoção raiva

A raiva é uma emoção poderosa e que influencia várias das nossas ações.

Pin em sheila

A raiva faz parte do espectro de emoções humanas, sendo uma reação completamente natural em alguns momentos. Contudo, na sociedade em que vivemos, a raiva pode aparecer em momentos inoportunos e é frequentemente considerada uma emoção indesejada. Por isso, muitas pessoas procuram ajuda para aprender a lidar melhor com a raiva e evitar as possíveis consequências negativas que essa emoção pode trazer.

No entanto, talvez a habilidade “controlar a raiva” não seja exatamente o que as pessoas procuram, mas sim a possibilidade de sentir raiva com menos frequência. Para entender isso, primeiro é preciso compreender o que é a raiva.

O que é raiva?

A raiva é uma das emoções humanas mais básicas, junto com a tristeza, a alegria, o nojo, entre outras. É frequentemente considerada uma emoção “negativa” por ser desagradável e poder causar prejuízos.

Contudo, emoções desagradáveis fazem com que uma pessoa se afaste do objeto que está causando a emoção, que muitas vezes pode ser um perigo real. Desta forma, mesmo que desagradáveis, essas emoções foram extremamente importantes para a sobrevivência da espécie humana ao longo do tempo.

A raiva está ligada à reação de lutar ou fugir que aparece em todos os seres humanos quando se deparam com alguma situação ameaçadora. Neste sentido, a raiva está ligada à reação de “luta”, mas não necessariamente a luta física. Discussões e conflitos verbais também são manifestações dessa emoção.

Sendo assim, é importante perceber que a raiva é, na realidade, uma emoção protetiva. Seu propósito não é destruir a tudo e todos, mas sim proteger aquilo que é importante. Portanto, livrar-se completamente da raiva não é uma opção adequada, tendo em vista que, sem ela, a pessoa cai no chamado conformismo e acabar por não conseguir proteger as coisas que são importantes para si (pessoas, valores, pertences, entre outros).

Quais as consequências da raiva?

Todas as emoções podem trazer consequências positivas ou negativas. No caso da raiva, é mais frequente que ela traga consequências negativas, justificando sua fama de emoção indesejável.

Quando uma pessoa está com raiva, ela pode agir de forma que contradiz seus próprios interesses. Ao brigar com alguém, por exemplo, a pessoa pode se afastar de quem ama e prejudicar a relação. Durante um conflito no trabalho, é possível acabar perdendo o emprego por não conseguir se controlar. Essas ações que contradizem o próprio interesse e causam prejuízo são um claro sinal de que a pessoa precisa de ajuda para lidar com a raiva.

Além disso, sentir raiva com muita frequência tem consequências para a saúde física também. A raiva aumenta a secreção do hormônio do estresse (cortisol), que por sua vez pode agir destruindo neurônios associados à memória de curto prazo e a capacidade de julgamento, bem como enfraquecer o sistema imunológico.

Se observe... o que te deixa com raiva? Anote quando sentir raiva. Quais são as estratégias que você pode fazer para se acalmar?

Frases da Série The Flash: acesse e confira - Querido Jeito