Desafio 6 Receita Afetiva

Desafio Receita Afetiva

Número de respostas: 2

Oi turminha!!

Cozinhar é muito mais do que misturar ingredientes,  é também um excelente exercício de matemática aplicada!
Quando seguimos uma receita, usamos medidas, frações, proporções, escalas e até conversões de unidades (gramas para mililitros, xícaras para colheres).

Compartilhe conosco uma receita que é importante para você. Explique o porquê que esta receita, esse sabor tem este aspecto afetivo para você.

Explique quais conteúdos matemáticos você pode explorar com esta receita.

Vamos lá?

Clique em RESPONDER e faça a sua contribuição!!

Em resposta à Primeiro post

Re: Desafio Receita Afetiva

por Michele Franca -
Minha receita afetiva: bolo de fubá cremoso da minha vó 💛

Esse bolo me lembra minha infância todinha. Minha vó fazia quase todo domingo à tarde, e o cheiro dele no forno já avisava que logo a cozinha ia encher de gente. Era o momento de sentar todo mundo na mesa, tomar café e conversar. Aprendi a fazer com ela e, até hoje, sempre que faço, parece que ela tá ali do meu lado, me ajudando e dando aqueles truques dela.

Ingredientes

3 ovos

2 xícaras de leite

1 xícara de fubá

1 xícara de açúcar

3 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de manteiga

1 pitada de sal

1 colher de sopa de fermento

Misturo tudo no liquidificador, coloco na forma untada e levo ao forno até ficar douradinho.

Matemática na receita!
Quando a gente segue a receita, já tá fazendo matemática sem perceber:

Medidas: 2 xícaras de leite são 480 ml.

Frações: se eu quiser fazer só metade da receita, preciso dividir tudo por 2 (1 xícara de leite, 1 ovo e meio, etc.).

Regra de três: se a receita rende 12 pedaços e eu quero para 30 pessoas, tenho que multiplicar cada ingrediente por 2,5.

Tempo: forno por 45 minutos + preparo de uns 15 minutos = 1 hora no total.

Conversões: transformar xícaras em gramas ou mililitros.

Pra mim, esse bolo é muito mais que comida. É memória, carinho e aprendizado, inclusive de matemática.
Em resposta à Primeiro post

Re: Desafio Receita Afetiva

por Silvana Franco Ribeiro -
Minha receita afetiva: Biscoito da gordura da minha mãe
Ingredientes:
-8 ovos
-1 litro de goma
-2/3 colheres de manteiga
Modo de fazer
Numa vasilha despeje o litro de goma, adicione os ovos, as colheres de manteiga e misture tudo e amasse até ficar no ponto.
Com uma panela ligada no fogão(de preferência a gás) coloque óleo na panela espere o óleo começar a fritar.
Com a massa pronta misturada, comece pegando um pouco de massa e enrole nas mãos como se tivesse girando a massa indo pra frente e pra trás até formar o biscoito coloque pra fritar, quando terminar de fritar aos poucos despeje em uma vasilha com papel toalha pra o biscoito ficar sequinho.

Essa receita usa medidas(litros, colheres), frações(2/3), proporções(quantidade relativa dos ingredientes), conversões de unidades(litros para ML, colheres pra gramas).

Essa receita é importante pra mim porque é algo que a minha faz desde quando era mais nova e vem fazendo até nos dias de hoje, eu amo até porque tudo nossa mãe faz é delicioso, ingredientes e um toque especial.
Anexo Screenshot_20250819_092550_Photos.jpg