Desafio criativo 6 - Leituras e Livros: da capa ao repertório

Desafio criativo 6 - Leituras e Livros: da capa ao repertório

Número de respostas: 24

Vamos ao Desafio Criativo? sorriso

Parte 1 - Qual o seu livro preferido? 

Escolha um para nos apresentar, poste a foto da capa e conte um resumo da sua história. Em seguida, associe-o a pelo menos dois eixos temáticos em que se encaixaria como repertório, enfatizando sobre como fazer essa ponte com o Enem.

Parte 2 - Que tal uma Capa Reimaginada?

Depois de apresentar o seu livro preferido e indicar repertórios a  ele relacionados, chegou agora de usar a sua criatividade e colocar a mão na massa!

Agora você vai recriar uma nova capa para ele, utilizando ferramentas simples de design, como Canva, ou aplicativos de edição de fotos. Você também pode desenhar e postar a foto aqui, ou ainda descrever com detalhes o que mudaria e por quê.

Se jogue nesse desafio!

Em resposta à Primeiro post

Re: Desafio criativo 6 - Leituras e Livros: da capa ao repertório

por Silvana Franco Ribeiro -
Um dos meus livros favoritos é triste fim de Policarpo quaresma. 
Essa obra narra a história do major Quaresma, um homem cujo patriotismo exagerado só lhe causa problemas. Ele tem a ideia de tornar o tupi-guarani a língua oficial do Brasil e se dedica à agricultura nacional, mas é vencido pelas formigas saúvas.
Esse livro se encaixa no eixo cultura e política. 
Anexo Screenshot_20250405_191246_Canva.jpg

por Débora da Silva Araújo -
Bom, eu não tenho um livro favorito porque dificilmente eu leio algum, e os que li são somente frases e não se encaixam em um eixo temático. Apesar disso, eu escolhi um que já sei do que trata, pois conheço a história e já me apresentaram este livro. 

Escolhi o livro " O Diário de Anne Frank".
 Anne, uma adolescente judia, viveu escondida com a família por dois anos para escapar da perseguição durante o regime nazista. Em seu diário, ela descreve o medo constante, a perda de liberdade e os efeitos da discriminação. Mesmo sem presenciar diretamente os campos de concentração enquanto escrevia, suas palavras revelam a dor causada pela intolerância e pela opressão.

Os eixos temáticos escolhidos foram violência e desigualdade. 
O Diário de Anne Frank revela como a violência e a desigualdade caminham juntas em contextos de intolerância. Ao relatar sua rotina escondida durante o regime nazista, Anne mostra a violência sofrida por judeus e a desigualdade étnico-religiosa que os impedia de viver com liberdade e dignidade.

Criei meio que um slide, porque não consigo colocar imagens aqui.
Em resposta à Débora da Silva Araújo

por Lilianne Borba Castro -
É um livro super necessário!
Tem certeza de que enviou o link correto do Canva?

por Larah Catarina de Valloar Mendes da Silva -
A história é sobre quatro amigos que se mudam do interior pra cidade grande e, sem grana pra pagar as contas, acabam criando um esquema bem bizarro: jantares secretos onde o prato principal é carne humana. O negócio começa como um “jeitinho” pra sobreviver, mas vai ficando cada vez mais sombrio e fora de controle. A trama mistura suspense, crítica social e mostra o lado mais assustador do ser humano.

Os eixos que escolhi foram violência e desigualdade.

Esse livro mostra como a violência e a desigualdade andam juntas. Os personagens vivem no aperto, sem oportunidades, e acabam entrando num mundo violento pra tentar se manter. Ao mesmo tempo, tem gente rica pagando caro por esses jantares, como se fosse diversão. Isso mostra que desigualdade não é só questão de dinheiro, mas também de valores — enquanto uns fazem de tudo pra sobreviver, outros vivem numa realidade completamente diferente, muitas vezes ignorando o sofrimento dos outros. A história é chocante, mas faz a gente refletir.

Jantar Secreto tem um conteúdo um pouco pesado, com cenas de violência e temas bem fortes, então não dava pra mostrar tudo isso na capa de forma explícita. Por isso, a nova arte foi pensada de um jeito mais sutil: com cores escuras, símbolos discretos e um visual mais elegante, que representa o contraste entre o luxo dos jantares e toda a coisa pesada e macabra que rola por trás. A ideia é chamar a atenção do leitor, despertar curiosidade e transmitir aquele clima tenso e sombrio da história — tudo isso sem precisar mostrar diretamente as cenas mais violentas.

https://www.canva.com/design/DAGkQhiA928/vd6Se2zqOj_GYpQR6pGi8A/edit?utm_content=DAGkQhiA928&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Neste link está a capa do livro, e a que eu criei.
Em resposta à Larah Catarina de Valloar Mendes da Silva

por Anna Luise Bonfim Gomes -

"Ainda Estou Aqui"
O grande mérito de Ainda Estou Aqui é costurar, com delicadeza e crítica, diferentes dimensões da experiência humana e social brasileira. Ao mesmo tempo em que o autor narra a brutalidade do Estado durante a ditadura, ele humaniza essa memória através da vivência familiar, mostrando que a política não é um campo abstrato — ela invade casas, corpos, relações. É um livro que denuncia, mas também acolhe, porque transforma o trauma em narrativa, a dor em memória e a injustiça em um apelo por verdade. A questão da identidade também é central. Marcelo Rubens Paiva vê-se, desde cedo, privado de um pai desaparecido e, mais tarde, confrontado com a perda da autonomia física. Ele se reconstrói nesses vazios — como filho, como homem, como cidadão — e a escrita torna-se, ali, um ato de resistência. Isso o torna um exemplo poderoso de superação e resiliência, não no sentido vazio do “herói individual”, mas como alguém que encara a dor com lucidez e crítica.

Aplicação mais ampla na redação

Além dos temas diretos que mencionei antes, o livro pode ser evocado em questões mais amplas, como:

Direito à memória e à verdade: Essencial em temas ligados à justiça de transição e à democracia.

Capacitismo e inclusão social: Um exemplo real e complexo de vida com deficiência que desafia estereótipos.

Humanização do cuidado: A relação do autor com a mãe mostra como o envelhecimento e as doenças exigem um olhar mais empático e políticas públicas de acolhimento.

Literatura como ferramenta de resistência: A obra também mostra como a escrita pode ser um instrumento de preservação histórica e luta por justiça.

Anexo WhatsApp Image 2025-04-16 at 19.29.03.jpeg
Em resposta à Anna Luise Bonfim Gomes

por Suellen Santos Sousa -
Livro Preferido: A Rainha Vermelha de Victoria Aveyard
Capa do livro: https://www.canva.com/design/DAGldhTiaaE/ryyzXkcp1CSE7tI-UgqTlQ/edit?utm_content=DAGldhTiaaE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

A Rainha Vermelha é o primeiro livro da série Rainha Vermelha, que mistura fantasia e distopia. A história se passa em um mundo onde a sociedade é dividida em duas classes: os "vermelhos", que são os pobres e oprimidos, e os "prateados", que possuem poderes sobrenaturais e dominam os vermelhos. A protagonista, Mare Barrow, é uma jovem vermelha que, por acidente, descobre que possui poderes de prateado, algo que não deveria ser possível.

Mare é levada à corte real e se vê envolvida em um jogo perigoso de intriga, poder e traição, onde precisa esconder sua verdadeira identidade. Enquanto luta para sobreviver e encontrar um propósito, ela começa a perceber as profundezas da opressão que sua sociedade enfrenta e busca uma maneira de mudar tudo. A obra aborda temas de poder, desigualdade, e luta pela justiça.

Eixos Temáticos para o ENEM:

Desigualdade Social e Injustiça: O livro se encaixa perfeitamente em discussões sobre a desigualdade social, representada pela divisão entre os vermelhos e os prateados. Essa divisão é uma crítica às disparidades econômicas e de poder, sendo um excelente exemplo para debates sobre justiça social, segregação e a luta contra a opressão.

Direitos Humanos e Liberdade: A história de Mare Barrow trata da busca pela liberdade e pelos direitos dos oprimidos. A série pode ser utilizada como referência em questões relacionadas aos direitos humanos e à importância de combater regimes autoritários e injustos.

Como fazer a ponte com o ENEM:

Em uma redação do ENEM, A Rainha Vermelha pode ser usada para discutir a questão da desigualdade social e a luta por liberdade e justiça. Por exemplo, ao escrever sobre as desigualdades no Brasil ou no mundo, é possível fazer um paralelo com a opressão que os vermelhos sofrem no livro. Além disso, a personagem de Mare pode servir como símbolo de resistência e do poder de questionar e desafiar um sistema injusto.

por Débora da Silva Araújo -
Bom, eu não tenho um livro favorito porque dificilmente eu leio algum, e os que li são somente frases e não se encaixam em um eixo temático. Apesar disso, eu escolhi um que já sei do que trata, pois conheço a história e já me apresentaram este livro.

Escolhi o livro " O Diário de Anne Frank".
Anne, uma adolescente judia, viveu escondida com a família por dois anos para escapar da perseguição durante o regime nazista. Em seu diário, ela descreve o medo constante, a perda de liberdade e os efeitos da discriminação. Mesmo sem presenciar diretamente os campos de concentração enquanto escrevia, suas palavras revelam a dor causada pela intolerância e pela opressão.

Os eixos temáticos escolhidos foram violência e desigualdade.
O Diário de Anne Frank revela como a violência e a desigualdade caminham juntas em contextos de intolerância. Ao relatar sua rotina escondida durante o regime nazista, Anne mostra a violência sofrida por judeus e a desigualdade étnico-religiosa que os impedia de viver com liberdade e dignidade.

https://www.canva.com/design/DAGkSJ1rZo0/m0dp7KhnjqyalN70HGR33A/edit?utm_content=DAGkSJ1rZo0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
Mandei o link certo agora.

por Roberta dos Santos de Oliveira -
https://www.canva.com/design/DAGkWj2cwoA/-6w5kZe45ljuyciGasCXmQ/edit?utm_content=DAGkWj2cwoA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
Pequeno Manual Antirracista é um livro de Djamila Ribeiro que defende que o racismo é um sistema de opressão e que a luta antirracista é urgente e cotidiana.É uma leitura muito necessária porque trata-se de um tema muito importante e muito ocorrente na nossa sociedade atual,e que devemos ter a consciência,além de ensinar e passar conhecimentos sobre o que é o racismo e como ele se perpertua na sociedade tanto para nossa geração,quanto as gerações passadas e as gerações futuras.Escolhi esse livro porque ele foi um livro que eu aprendi bastante sobre a temática e chamou muito minha atenção,além de ser um livro super importante e se encaixa no eixo temático de preconceito.

por Eloisa Araújo de Oliveira -
Meu livro favorito é "Capitães de Areia" pois ele é incrível e me inseriu no mundo dos livros. Conta a história de um grupo de crianças moradores de rua, que sobrevivem de furtos e malandragem, para se manter vivos nesse mundo tão desigual. Se encaixa nos eixos temáticos "educação", "desigualdade", "saúde", "violência".
https://www.canva.com/design/DAGljlQctCE/Ssmy7MStePXxdOnSPy3hXQ/edit?utm_content=DAGljlQctCE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
A capa que eu escolheria é mostrando o que eles deveriam ter oportunidade de fazer, que no livro não tem, ESTUDAR.

por Maria Eduarda de Oliveira Lemos -
Meu livro favorito é o Manual de Assassinato para Boas Garotas, da autora Holly Jackson, conta a história de Pippa Fitz-Amobi, uma adolescente que decide investigar um assassinato que aconteceu anos antes em sua cidade. Embora o caso já tivesse sido supostamente resolvido com Sal Singh o suposto assassino, tendo se suicidado, a Pip não acredita nessa versão e começa a buscar a verdade por conta própria. Ao longo da investigação, ela descobre segredos perturbadores e percebe que nem tudo é como parece, principalmente quando envolve autoridades e a opinião pública.
Essa obra se encaixa em dois eixos temáticos no ENEM: violência e política. https://www.canva.com/design/DAGlo23lS3s/yNuXZToz6rSMrtwOYwujrw/edit?utm_content=DAGlo23lS3s&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

por Igor Ferraz Souza Brito Fernandes -
1 - Qual o seu livro preferido?

Eu poderia citar muitos aqui, como Harry Potter, o Jardim Secreto. Mas quis trazer um que trouxe conhecimento de vida e um saber necessário, além de ser um dos livros mais reconhecidos no Brasil e super necessário.

"
Torto Arado" foi um livro que me marcou profundamente. Na obra se acompanha vida de duas irmãs no sertão da Bahia, unidas por um laço forte por uma tragédia que muda tudo logo no começo. história mergulha em temas como ancestralidade, injustiça social luta silenciosa de um povo por dignidade. É uma leitura poderosa, cheia de camadas, com uma escrita que mistura realidade espiritualidade de forma intensa tocante, sem dar respostas fáceis, mas deixando marcas profundas e necessárias para a sociedade atual.

O livro se encaixaria bem nos eixos de Desigualdade e Cultura. Ao ler “Torto Arado”, fica impossível não pensar na desigualdade que ainda marca tantas vidas no Brasil. A história das irmãs e da comunidade onde vivem mostra o quanto o acesso à terra, à educação e a direitos básicos ainda é negado para muitos. Isso tem tudo a ver com temas que o ENEM costuma cobrar, como exclusão social, injustiça e a herança da escravidão. Além disso, o livro valoriza muito a cultura daquele povo; os rituais, as crenças, a forma de se conectar com os antepassados. Isso lembra como é importante reconhecer e respeitar a diversidade cultural no nosso país. “Torto Arado” não é uma leitura forte, é um lembrete de que resistir também é manter viva a própria história.

2- Que tal uma capa reimaginada?

Imagem produzida a partir de uma releitura simples, com elementos novos, utilizando a ferramenta de IA.

Pedi para a IA para ser fiel a obra, porque a capa é um clássico, mas pedi pra adicionar elementos diferenciados, como a mudança da cor da roupa, para se adequar a uma releitura.

Att: Igor Ferraz