Meu parágrafo argumentativo

Meu parágrafo argumentativo

Número de respostas: 5

No desafio anterior, após participar do Bingo da Argumentação, você foi convidado a escolher um argumento debatido e iniciar o processo de produção textual, construindo a sua introdução completa e planejando os parágrafos argumentativos.

Agora vamos prosseguir, dando continuidade a esse trabalho! Chegou a vez de produzir os seus parágrafos argumentativos,  tendo com base o planejamento anterior e também as discussões realizadas na aula sobre argumentação.

Compartilhe aqui sua produção, atentando-se para a estrutura estudada: tópico frasal + argumentação + conclusão do parágrafo.

D

Em resposta à Primeiro post

Re: Meu parágrafo argumentativo

por Camila Souza Silva -
Tema:a importância da leitura intelectual e social do indivíduo.

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.A leitura é essencial para adquirirmos mais conhecimento. Estamos sendo bombardeados de informações instantâneas através da internet, mas vale ressaltar que o conhecimento é para sempre e as informações são passageiras, muitas vezes não acrescentam nada.

por Elaíne Mamedio Santana -
Nesse contexto, o uso demasiado dos aparelhos tecnológicos tem afetado drasticamente o hábito de leitura na vida dos indivíduos. De modo, que ao se manter em contato com muitas informações fornecidas pelas redes sociais, um bombardeio de informações que tende a viciar a mente cada vez mais tem feito se nossa realidade. O que deveria ser mudado, tendo em vista que no Brasil, 44% da população não lê, o que infelizmente acarreta a inúmeros prejuízos. Assim, diminuindo a capacidade de compreensão e dificuldade de expressão escrita e oral. E em contra posição, o hábito de leitura nos trás inúmero benefícios, como conhecimentos intelectuais, melhora da memória, exercitação da dicção além da ampliação do vocabulário.

por Laura De Souza Ladeia -
Tema- A importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e pessoal .

Nesse sentido, o ato da leitura é
imprescindível, pois o indivíduo pode ter
acesso a todas essas informações por meio
de textos diversos, ou seja, no momento em que a pessoa ler está adquirindo informações e, além disso, desenvolvendo seu senso crítico, ampliando, assim, sua aptidão em discernir superar situações .
Em resposta à Laura De Souza Ladeia

por Graziele Baleeiro Santos -
A prática da leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e a formação crítica dos indivíduos. Em um mundo cada vez mais digital, onde o acesso à informação é vasto, a leitura se torna uma ferramenta essencial para filtrar e interpretar conteúdos. O desinvestimento cognitivo, que se refere à diminuição da capacidade de pensar criticamente e de processar informações complexas, pode ser agravado pela falta de hábitos de leitura. Quando as pessoas abandonam a leitura, perdem não apenas a capacidade de expandir seu vocabulário e conhecimento, mas também a habilidade de analisar diferentes perspectivas e construir argumentos sólidos.

por Erika Teixeira Cruz Chaves -
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho começa pela análise da legislação vigente, em especial a Lei de Cotas (lei nº 8.213/91), que visa garantir direitos e acesso a oportunidades. Apesar dos avanços proporcionados por essa legislação, ainda existem desafios significativos para sua efetivação. Além disso, o capacitismo se manifesta na exclusão dessas pessoas de determinados postos de trabalho, refletindo uma realidade preocupante, uma vez que o Brasil possuía mais de 45 milhões de deficientes em 2010 e essa situação segue praticamente constante nos últimos dias.