Do bingo ao debate: minha argumentação

Do bingo ao debate: minha argumentação

Número de respostas: 6

Após a empolgante experiência do nosso "Bingo da Argumentação", seguida do nosso debate interativo e divertido, chegou a hora de colocar em prática suas habilidades de escrita e criatividade em uma atividade de produção textual. Vamos explorar a arte da persuasão de forma ainda mais desafiadora?

Veja só:

- Primeiro, escolha um dos argumentos presentes na sua cartela do bingo (ou um dos argumentos citados pelos colegas no debate);

- Depois informe qual foi a  sua escolha;

- Em seguida, transforme esse argumento num tema;

- Construa a introdução, atentando-se à estrutura já estudada (repertório + problematização + tese/argumentos);

-Planeje seus parágrafos argumentativos, informando qual é o argumento do parágrafo 2 (desenvolvimento 1) e qual ´do parágrafo 3 (desenvolvimento 2). Planeje o que será dito sobre cada argumento, mas não precisa desenvolver o parágrafo, pois ele estará em construção e será retomado depois.

- Não precisa fazer, nesse momento, nenhum parágrafo de conclusão.

Resumindo:  você vai postar aqui a sua introdução completa e o planejamento dos parágrafos argumentativos.

Vamos lá? 

Em resposta à Primeiro post

Re: Do bingo ao debate: minha argumentação

por Samara Pereira Macedo -
(Argumento: Argumentar contra o uso de plásticos descartáveis.)

Tema:
O uso abusivo de plásticos descartáveis.

85% das pessoas em todo o mundo querem a proibição global de plásticos descartáveis, aponta pesquisa. Com esse percentual, é nítido ver a preocupação da maioria da população com relação ao uso excessivo de plásticos descartáveis. O uso abusivo de plásticos descartáveis tem trazido inúmeros problemas ao meio ambiente, a lenta decomposição do plástico no solo e na água gera uma série de substâncias que são danosas à saúde humana.
Pode-se afirmar que o aumento do poder aquisitivo da população (desenvolvimento 1) e os altos investimentos em novas fábricas e tecnologias (desenvolvimento 2) tornaram-se os responsáveis pelo crescimento da produção de plástico e, consequentemente, a alta demanda do produto pela sociedade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Do bingo ao debate: minha argumentação

por Graziele Baleeiro Santos -
Bingo Escolhido “Argumentar a favor da importância da leitura.”

Tema: A importância da prática de leitura e o desenvolvimento cognitivo.

Introdução:
A prática da leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos, influenciando diretamente a forma como pensamos, aprendemos e compreendemos o mundo ao nosso redor. Desde a infância até a fase adulta, a leitura estimula o cérebro e promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a concentração, a memória, o raciocínio lógico e a criatividade. Nesse sentido, é importante destacar a relevância de cultivar o hábito da leitura como uma ferramenta poderosa para o enriquecimento intelectual e emocional.


Em resposta à Primeiro post

Re: Do bingo ao debate: minha argumentação

por Camilinha Souza -
(Argumento:" argumentar a favor da importância da leitura")

Tema:a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo.
 
O ato de ler é a forma de interpretar a realidade particular e problematizar a realidade do mundo. Com isso,têm o objetivo de enfatizar a importância da leitura como fonte de aprendizagem e a pedagogia da leitura, que são fatores importantes para a formação educacional, pessoal e profissional do indivíduo. Para  “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Dessa forma, mesmo que o indivíduo aprenda primeiro a ler o mundo, é depois que este aprende a ler a palavra, que as probabilidades de conseguir um lugar de destaque, socialmente falando, aumentam consideravelmente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Do bingo ao debate: minha argumentação

por Elaíne Mamedio Santana -
(Argumento: argumentar a favor da importância da leitura.)

Tema: Importância da leitura e seus benefícios

   É notório que o hábito de leitura é de extrema importância na vida dos indivíduos, pois trás inúmeras benefícios. Como dizia Aristóteles “ a leitura é o caminho mais curto para o conhecimento”. Com isso, podemos concluir que um dos benéficos é a aquisição de novos conhecimentos além de sua eficácia para melhora da memória e desenvolvimento cognitivo. No entanto, infelizmente é um hábito que na atualidade tem sido deixado de lado pelas pessoas muitas da vezes pelo vício nos aparelhos eletrônicos e pela falta de incentivo o que gera prejuízos intelectuais na vida dos indivíduos.
   Desenvolvimento 1( o uso demasiado dos aparelhos tecnológicos tem afetado drasticamente o hábito de leitura na vida dos indivíduos.)
   Desenvolvimento 2( a falta de incentivo nos dias de hoje para o mundo da leitura tem caído cada vez mais.)
Em resposta à Primeiro post

Re: Do bingo ao debate: minha argumentação

por Erika Teixeira Cruz Chaves -
Argumento: argumentar a favor da inclusão de pessoas com deficiência.

Tema: A inclusão de pessoas com deficiência: caminhos para uma sociedade mais inclusiva.

Segundo Paulo Freire "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades". Diante disso, a inclusão se baseia na capacidade de aprender e crescer a partir das diferenças, construindo uma sociedade mais justa e acolhedora. Embora, mesmo com a criação de legislações, o capacitismo vem se perpetuando na sociedade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Do bingo ao debate: minha argumentação

por Laura De Souza Ladeia -
Tema - Problemas que o plástico descartável tráz.

Para reduzir o tamanho do problema, algumas cidades decidiram proibir o uso de utensílios plásticos descartáveis.
A tendência começou com as sacolinhas de supermercado, que já são proibidas em boa parte da Europa e, em São Paulo, tiveram o uso regulamentado.
Agora, a bola da vez são os copos e talheres feitos de polímeros, utilizados em larga escala pela indústria de alimentação fora de casa e delivery.
Nesse sentido, é importante destacar o motivo da proibição de plásticos descartáveis.