📺 Reportagem ambiental:
Ao assistir à reportagem, o que mais me chocou foi ver como as queimadas ainda são tratadas com descaso em várias regiões. Ver animais fugindo, florestas virando cinzas e pessoas perdendo tudo foi muito pesado. E o pior: muitas vezes isso é causado por ganância, pelo uso errado do solo e pela falta de fiscalização.
🧠 O que podemos fazer diferente?
Acredito que tudo começa com a consciência. A gente precisa parar de achar que isso é “normal” e entender que cada lixo mal descartado, cada fogo iniciado por descuido, cada árvore cortada sem necessidade tem consequências enormes.
Essa semana escolhi um desafio prático: economizar energia e desconectar os aparelhos da tomada quando não estou usando. Pode parecer simples, mas me fez repensar o quanto a gente desperdiça sem perceber. Tirei carregadores da tomada, desliguei o ventilador quando saí do quarto, apaguei luzes e incentivei minha família a fazer o mesmo.
✨️Resultado:
No começo foi difícil lembrar de tudo, mas depois virou hábito. Além de ajudar o planeta, também ajuda a economizar na conta de luz. Percebi que sustentabilidade começa com pequenas atitudes e que essas pequenas escolhas, somadas, fazem uma grande diferença.