Desafio 10 - Enfim, meu parágrafo conclusivo!

Número de respostas: 17

Na aula anterior, você planejou a proposta de intervenção (composta por uma ação interventiva para os dois argumentos apresentados na introdução e desenvolvidos nos parágrafos do desenvolvimento) e chegou a vez de levar essa proposta para um parágrafo.

Seu desafio agora é finalizar essa ideia, construindo o parágrafo da conclusão. A vantagem é que sua intervenção já foi planejada e agora é só inserir e articular com o parágrafo conclusivo.

Vamos nessa!

Em resposta à Primeiro post

Re: Desafio 09 - Enfim, meu parágrafo conclusivo!

por Mariane Vitória Lima dos Santos -
Diante do tema exposto, conclui-se que é preciso que as autoridades de poder visem em melhorias para a educação. Pode-se promover projetos culturais, melhorias no ambiente escolar, como melhores condições para os educadores e também para os alunos, com a intenção de que essa ação traga um ambiente melhor e aconchegante, onde os estudantes possam aprimorar os seus saberes e aproveitar cada experiência. Dessa forma, cabe aos governantes, como o Goverdo Federal tomar providências, não só com as estruturas das unidades escolares, mas também a forma de se passar os ensinamentos e melhores condições de ensino. Com a participação de todos é possível garantir um futuro digno e melhor para cada cidadão.

por Thalita Kelly Sousa Da Cruz -
Diante disso, percebe-se que a padronização da beleza ainda influencia a forma como a aparência é socialmente valorizada, reforçando padrões limitados e pouco diversos. Para reduzir esses efeitos, o Ministério da Educação, em parceria com as escolas públicas, deve incluir atividades que incentivem a leitura crítica de produções culturais, como contos, filmes e propagandas, com apoio de materiais didáticos que abordem representações corporais diversas. Tal iniciativa contribui para uma formação que rompa com estereótipos e prepare cidadãos mais conscientes.
Em resposta à Thalita Kelly Sousa Da Cruz

por Lilianne Borba Castro -
Está bom , mas precisa ajustar os elementos meio/modo e finalidade, não esquecendo da frase de fechamento.

por Ester de Almeida Chaves -
Portanto, percebe-se que a padronização da beleza, reforçada por mídias e redes sociais, continua moldando sonhos e afetando a autoestima de milhões de pessoas. Para que esse cenário seja transformado, é fundamental que nós, enquanto cidadãos, cobremos ações concretas: o Ministério da Educação, em parceria com escolas, influenciadores e organizações culturais, deve promover projetos, campanhas e debates que valorizem a pluralidade estética e desconstruam os estereótipos impostos. Assim, poderemos construir uma sociedade em que todos se reconheçam como belos à sua maneira, sem que um único padrão dite quem merece ou não se sentir confiante diante do espelho.

Re: Desafio 10 - Enfim, meu parágrafo conclusivo!

por Silvana Franco Ribeiro -
Portanto, diante da persistente crise hídrica no semiárido nordestino e de seus efeitos socioeconômicos devastadores, torna-se imprescindível a atuação do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Ministério do Meio Ambiente, na ampliação de políticas públicas voltadas à universalização do acesso à água e à promoção da justiça social. Para isso, devem ser reforçados programas como o Água para Todos, com investimento em infraestrutura sustentável, formação técnica de agricultores familiares e ações integradas de reforma agrária, a fim de reduzir a concentração fundiária e democratizar os recursos naturais. Assim, será possível não apenas mitigar os impactos das secas, como também garantir condições dignas de vida para milhões de brasileiros historicamente excluídos conforme denuncia a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Em resposta à Silvana Franco Ribeiro

Reorganizar, fazendo os ajustes apontados na aula, ok?
Em resposta à Lilianne Borba Castro

por Silvana Franco Ribeiro -
Portanto, diante da persistente crise hídrica no semiárido nordestino e de seus efeitos socioeconômicos devastadores, torna-se imprescindível a atuação do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Ministério do Meio Ambiente, na ampliação de políticas públicas voltadas à universalização do acesso à água e à promoção da justiça social. Para isso, devem ser reforçados programas como o Água para Todos, com investimento em infraestrutura sustentável e formação técnica para agricultores familiares. Além disso, ações integradas de reforma agrária são fundamentais para reduzir a concentração fundiária e democratizar o uso dos recursos naturais. Dessa forma, será possível mitigar os impactos das secas e garantir condições dignas de vida para milhões de brasileiros historicamente excluídos.
Em resposta à Silvana Franco Ribeiro

Faltou abrir o parágrafo com um tópico frasal específico sobre o problema abordado no tema, para só depois entrar com a proposta de intervenção.

por Elayne Matos Costa -
Concluindo, é impossível ignorar a importância de artistas como Emicida ao levantar debates tão urgentes como o suicídio. Suas letras e falas ajudam a romper o silêncio que envolve o sofrimento mental, principalmente entre os jovens e nas periferias, onde muitas vezes falta apoio e escuta. Falar sobre dor não é fraqueza, é coragem. Por isso, é essencial que a sociedade aprenda a acolher e oferecer ajuda real antes que o silêncio leve vidas que poderiam ser salvas com empatia, informação e cuidado coletivo.
Em resposta à Elayne Matos Costa

A conclusão não deve estar voltada ao Repertório de Abertura, mas sim ao tema/problema e à proposta de intervenção.

por Ana Luíza Almeida Brito -
Portanto, é imprescindível que o governo federal, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, crie e implemente políticas públicas eficazes, como o incentivo ao uso racional da água, o investimento em tecnologias sustentáveis de captação e reaproveitamento hídrico e a fiscalização do desmatamento, por meio de legislações mais rígidas e campanhas educativas. Essa medida deve ter como finalidade combater a escassez de recursos hídricos no país, assegurando o acesso à água potável para as atuais e futuras gerações.

por Cleiciane Macedo dos Santos -
Diante dos impactos causados pela seca no semiárido nordestino e suas consequências sociais, é imprescindível que medidas efetivas sejam adotadas para transformar essa realidade. Para isso, o Governo Federal, em parceria com os estados da região, deve implementar programas sociais voltados ao combate à seca e ao incentivo à agricultura familiar, por meio da construção de cisternas, oferta de incentivos fiscais e capacitação profissional. Essa ação visa garantir condições mínimas de sobrevivência, combater o êxodo rural e promover a cidadania. Ademais, é fundamental o investimento em educação rural, com escolas adaptadas à realidade local, e a realização de campanhas de conscientização sobre direitos sociais e políticas públicas, assegurando, assim, um futuro mais justo e digno para os habitantes do semiárido.

por Gleiciane de Souza Dantas -
Diante da grave situação dos povos indígenas no Brasil, marcada por invasões e conflitos fundiários, a atuação do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), é fundamental para implementar programas permanentes de monitoramento e fiscalização de terras indígenas, o que deve ocorrer por meio de um conjunto de ações, incluindo a demarcação efetiva, o uso de tecnologias de vigilância como drones e satélites e a presença contínua de agentes de fiscalização, em parceria com as comunidades indígenas, para que assim seja possível garantir a integridade física, cultural e territorial desses povos.