Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

Number of replies: 20

Desafio em grupo - Produzindo um parágrafo de introdução

Compartilhe aqui a produção do parágrafo de introdução realizada por seu grupo, a partir do repertório discutido nos temas propostos anteriormente.

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Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Silvana Franco Ribeiro -
Grupo: Vidas Secas

A obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, oferece uma poderosa representação da crise híbrida enfrentada por populações marginalizadas no sertão brasileiro. A constante falta de água, simbolizada pela seca, constitui uma grave crise ambiental que ultrapassa os limites da natureza e se transforma em um problema social e econômico. A escassez hídrica leva ao deslocamento forçado da família protagonista, empurrando-a para a miséria e a fome devido à ausência de acesso à terra, à água e a condições dignas de trabalho. Dessa forma, o autor denuncia como a degradação ambiental, aliada à desigualdade estrutural, perpetua a exclusão social e reforça os ciclos de pobreza e injustiça no país.
In reply to Silvana Franco Ribeiro

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Lilianne Borba Castro -
Corrigindo: crise hídrica.
Reorganizar o parágrafo, ajustando a ideia de repertório e revisando a posição e a lógica das frases, conforme tratado em aula.
In reply to Lilianne Borba Castro

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Silvana Franco Ribeiro -
A obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, oferece um importante repertório sociocultural ao retratar, por meio da trajetória de uma família sertaneja, os impactos da seca no sertão nordestino. A escassez de água, além de simbolizar uma crise ambiental persistente, evidencia também um problema estrutural: a falta de acesso à terra, à moradia e a condições dignas de trabalho. Assim, ao denunciar a realidade de exclusão vivida por milhões de brasileiros, a obra mostra como a desigualdade social é agravada pela omissão do Estado diante dos desafios ambientais. Desse modo, é necessário refletir sobre os efeitos da crise hídrica e a urgência de políticas públicas que promovam justiça social e sustentabilidade.
In reply to Silvana Franco Ribeiro

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Lilianne Borba Castro -
Veja bem, não precisa colocar que a obra é um repertório, mas somente dizer que ela conta, tipo: "O livro Vidas Secas, do autor Graciliano Ramos, retrata, por meio...". Em seguida, usar alguma expressão para relacionar o repertório ao tema, como por exemplo: "Assim como nessa obra ficcional, sabe-se que, nos dias atuais, a escassez de água, além de..." A frase seguinte "Assim como...", continua falando do livro, mas é pra falar do tema, é para problematizar o tema. Reveja, tá?
In reply to Lilianne Borba Castro

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Silvana Franco Ribeiro -
O livro Vidas Secas, do autor Graciliano Ramos, retrata, por meio da trajetória de uma família sertaneja, os impactos da seca no sertão nordestino. Assim como nessa obra ficcional, sabe-se que, nos dias atuais, a escassez de água, além de representar uma crise ambiental persistente, evidencia também um problema estrutural: a falta de acesso à terra, à moradia e a condições dignas de trabalho. Nesse contexto, a desigualdade social é agravada pela omissão do Estado diante dos desafios ambientais. Desse modo, é necessário refletir sobre os efeitos da crise hídrica e a urgência de políticas públicas que promovam justiça social e sustentabilidade.
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Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Thalita Kelly Sousa Da Cruz -
Grupo: Branca de Neve .

Desde cedo, histórias infantis ajudam a moldar a forma como a sociedade enxerga a beleza. Na narrativa de Branca de Neve, a aparência da protagonista pele extremamente branca e traços delicados é exaltada como símbolo de perfeição. Essa valorização de um padrão específico contribui para a criação de um ideal estético inalcançável, que ainda influencia comportamentos, inseguranças e exclusões na atualidade. Por isso, discutir a padronização da beleza é essencial para promover mais diversidade e aceitação.
In reply to Thalita Kelly Sousa Da Cruz

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Lilianne Borba Castro -
A abertura do parágrafo deve começar com o repertório "Branca de Neve". Fazer a relação com o tema em seguida.
Rever se os argumentos serão "diversidade" e "aceitação"
In reply to Thalita Kelly Sousa Da Cruz

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Thalita Kelly Sousa Da Cruz -
No conto Branca de Neve , a aparência da protagonista, pele extremamente branca e traços delicados é exaltada como sinônimo de perfeição.Essa narrativa, popularizada desde a infância, evidencia como os padrões estéticos são reforçados culturalmente e contribuem para a construção de ideais de beleza excludentes que de certa forma influencia diretamente na autoestima como um padrão específico a ser seguido. Assim é fundamental discutir a padronização da beleza para assim  promover o combate aos efeitos da exclusão estética e da idealização de um padrão inalcançável 
In reply to Thalita Kelly Sousa Da Cruz

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Lilianne Borba Castro -
Thalita, olha só, depois de apresentar o repertório, você continuou falando dele nas frases seguintes, mas não é necessário. Poderia reorganizar para, por exemplo, "assim como na narrativa, nos dias de hoje, os padrões são reforçados...". Outra coisa, está faltando a problematização do tema, antes da apresentação dos argumentos.
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Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Elayne Matos Costa -
Grupo: Emicida

O suicídio, tema delicado e urgente, ganha contornos ainda mais profundos quando analisado sob a perspectiva de artistas como Emicida. Conhecido por suas letras conscientes e seu compromisso com questões sociais, o rapper aborda a dor invisível que afeta principalmente jovens periféricos, negros e marginalizados. Em um país onde desigualdade, racismo e falta de oportunidades moldam realidades, Emicida lança luz sobre o sofrimento mental como consequência de um sistema que adoece. Sua arte não apenas denuncia, mas também oferece acolhimento, reforçando a importância de falar sobre saúde mental com empatia, consciência e resistência.
In reply to Elayne Matos Costa

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Lilianne Borba Castro -
Precisa reorganizar o parágrafo, ajustando o repertório somente para a frase inicial e citando a relação dele com o tema. Em seguida trazer a problemática que está sendo abordada (retomada do tema), para, por último, apresentar dois argumentos que serão desenvolvidos lá na frente,
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Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Mariane Vitória Lima dos Santos -
Preciosa

Vivemos em uma sociedade em que cada vez mais ouvimos falar sobre diversas problemáticas sociais, destacam-se algumas maneiras de abordagem sobre determinados temas, como na indústria cinematográfica.
O drama de 2009, direcionado por Lee Daniels, chama a atenção do público para casos de bullying, pedofilia e desvalorização da educação. 
O autor tem a intenção de trazer uma reflexão necessária, fazendo com que o corpo social, possa experimentar vários sentimentos e emoções, tendo a visão que o público seja atingido por uma profunda avaliação sobre oque ocorre ao redor do mundo e um apelo por atenção. 
In reply to Mariane Vitória Lima dos Santos

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Lilianne Borba Castro -
O parágrafo precisa ser em um único bloco de textos, com frases em linhas sequenciais.
Não se usa a primeira pessoa do singular e nem do plural. Usa-se somente a terceira pessoa na redação.
Precisa reorganizar de acordo estrutura estudada: 1) repertório de abertura; 2) relação do repertório com o tema; 3) retomada do tema; 4) apresentação dos argumentos.
In reply to Lilianne Borba Castro

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Mariane Vitória Lima dos Santos -
Em sua obra o autor discute sobre a desvalorização da educação na sociedade. Dessa forma pode-se perceber que atualmente existe inúmeros casos de analfabetismo não só no Brasil, mas também ao redor do mundo. A falta de uma boa educação, uma boa estrutura de ensino traz uma crítica não só para os educadores, mas também a relação familiar. Desse modo podem ser tomadas algumas providências para que essa realidade mude, fazendo com que o problema se transforme em uma solução e esperança para o futuro.
In reply to Mariane Vitória Lima dos Santos

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Lilianne Borba Castro -
O repertório está incompleto. Em sua obra... Mas qual obra? Qual autor? A problematização está confusa e não problematiza o tema, mas parece apontar argumentos.
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Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Gleiciane de Souza Dantas -
Grupo: Romantismo

Durante o Romantismo brasileiro, autores como José de Alencar exaltaram a figura do indígena como um símbolo da identidade nacional, especialmente na obra "Iracema". No entanto, essa idealização contrasta com a realidade dos povos originários, que enfrentam a perda de terras e cultura. Atualmente, apesar do reconhecimento formal dos direitos indígenas, muitos ainda são marginalizados e ameaçados por invasões e desmatamento. Essa situação evidencia que a valorização simbólica não se traduziu em proteção efetiva. Assim, é fundamental analisar como a omissão do Estado e a exploração de recursos naturais perpetuam essa vulnerabilidade.
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Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Vislaine Santos -
Vidas secas

O romance Vidas Secas, escrito por Graciliano Ramos e publicado em 1938, é uma das obras mais marcantes da literatura brasileira. Ambientado no sertão nordestino, o livro retrata a dura realidade de uma família de retirantes que luta contra a miséria, a seca e a opressão social. Com uma linguagem seca e direta, Graciliano constrói uma narrativa profundamente humana, onde os personagens — incluindo até a cadela Baleia — expressam a luta pela sobrevivência em um mundo hostil e desumano. A obra é um retrato crítico das desigualdades sociais e do abandono do sertanejo, tornando-se um símbolo da segunda fase do modernismo no Brasil, conhecida como a fase regionalista.
In reply to Vislaine Santos

Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Lilianne Borba Castro -
Vislaine, o repertório não deve ocupar toda a introdução, mas apenas duas ou três linhas. Em seguida, deve-se relacioná-lo ao tema, para depois fazer a problematização e, por último, apresentar a tese. Dê uma olhada nisso, tá?
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Re: Desafio 6 (em grupo) - Produzindo um parágrafo de introdução

by Cleiciane Macedo dos Santos -
No Brasil contemporâneo, a crise hídrica configura-se como um grave problema social e ambiental, refletindo tanto a má gestão dos recursos naturais quanto as desigualdades históricas de acesso à água. Essa temática, embora atual, já era retratada por Graciliano Ramos no romance Vidas Secas, publicado em 1938, ao narrar a trajetória de uma família de retirantes que, fugindo da seca do sertão nordestino, enfrentava a escassez de água como símbolo da miséria e da exclusão social. Assim, ao evidenciar a persistência dessa problemática, percebe-se a urgência de ações efetivas que garantam o uso sustentável da água e promovam justiça socioambiental.