Desafio 6: Cladograma de criaturas mágicas

Cladograma de criaturas mágicas

Cladograma de criaturas mágicas

Número de respostas: 16

Desafio: Criação de um Cladograma de Criaturas Mágicas

Caros estudantes,

Nesta atividade, vamos explorar a diversidade das criaturas mágicas presentes no universo de Harry Potter e Animais Fantásticos e Onde Habitam. Seu desafio é criar um cladograma que mostre as relações evolutivas entre essas criaturas mágicas, baseando-se em características compartilhadas e habilidades únicas, mas em umm gráfico de cladograma real.

Instruções:

  1. Pesquisa e Seleção de Criaturas:

    • Escolha pelo menos 5 criaturas mágicas do universo de Harry Potter ou Animais Fantásticos e Onde Habitam.
    • Faça uma breve pesquisa sobre as características, habilidades e comportamentos de cada criatura escolhida.
  2. Identificação de Características:

    • Identifique características comuns e únicas entre as criaturas. Exemplos de características incluem habilidades mágicas (voo, invisibilidade), tipos de alimentação (herbívoro, carnívoro), habitat (aquático, terrestre), entre outras.
  3. Criação do Cladograma:

    • Utilize ferramentas digitais como o Canva, Lucidchart, ou qualquer outro software de sua preferência para criar o cladograma.
    • Organize as criaturas de forma hierárquica, mostrando como elas se dividem com base nas características identificadas.
  4. Descrição e Explicação:

    • Adicione uma breve descrição ao lado de cada criatura no cladograma, explicando a razão pela qual elas estão agrupadas daquela forma.
    • Escreva um parágrafo explicativo sobre a lógica por trás da organização do seu cladograma e as principais características que você utilizou para agrupá-las.
  5. Envio da Atividade:

    • Após concluir o cladograma, faça o upload do seu trabalho na seção correspondente do Moodle.
    • Certifique-se de revisar seu trabalho antes do envio para garantir que todos os critérios foram atendidos.

O que será analisado:

  • Originalidade e Criatividade: A originalidade na escolha das criaturas e na apresentação do cladograma.
  • Clareza e Organização: A clareza na disposição das informações e a organização lógica do cladograma.
  • Pesquisa e Precisão: A precisão das informações pesquisadas e a adequação das características identificadas.
  • Descrição e Explicação: A qualidade e clareza das descrições e explicações fornecidas.

Aguardo ansiosamente para ver os cladogramas criativos e detalhados que vocês irão criar. Este é um excelente exercício para entender como a biologia pode ser divertida e fascinante quando explorada através da magia.

Bom trabalho e divirtam-se!

Data de Entrega: 02 de julho de 2024

Cladograma: o que é, partes, como se faz, função - Brasil Escola 

Em resposta à Primeiro post

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Maria Eduarda Lopes Conde -

Como falamos da coruja na aula, resolvi fazer essa desafio com algumas aves que tem características parecidas com as das corujas.

Obs: eu escolhi aves brasileiras e reais.

 

Anexo WhatsApp Image 2024-08-02 at 18.38.51.jpeg
Em resposta à Maria Eduarda Lopes Conde

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Karine Brandão -
Olá Maria Eduarda,
O cladograma mostra uma visão simplificada das relações evolutivas, então, você precisa mencionar as características, aves, animais noturnos, predadores...
Corujas e as espécies mencionadas pertencem a diferentes famílias dentro da ordem Strigiformes (corujas) e Caprimulgiformes (urutau e bacurau).
As corujas reais compartilham características específicas das Strigidae.
O urutau e o bacurau, embora não sejam corujas, compartilham um ancestral comum com as corujas em uma linha evolutiva mais distante.
 

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Evily Mendes Ribeiro -
As criaturas e plantas fantásticas constituem a fauna e flora do universo mágico.
Cada uma com sua peculiaridade, mas é possível achar semelhanças, mesmo que simples, em algumas espécies.

As criaturas mágicas escolhidas foram:

Testrálio:

São criaturas negras e meio esqueléticas, com asas grandes que os permitem voar com rapidez. Não possuem penas, mas seus pelos podem ser usados como núcleo de varinha, inclusive seu pelo foi usado como núcleo da varinha mais poderosa do mundo mágico — a Varinha das Varinhas.

São animais carnívoros, atraídos pelo cheiro de sangue e gostam do escuro, por isso vivem nas florestas. Não são uma ameaça para os humanos, mas isso não significa que você deva perturbá-los muito.

Podem, sim, atacar caso sua cota de paciência seja ultrapassada.

Os Testrálios são seres sociais que convivem em bando, podendo até mesmo ser domesticados. São leais e têm um senso de direção extremamente bom, podendo entender viajar longas distâncias apenas com uma palavra de seu dono.

A habilidade mais marcante dessas criaturas é a capacidade de ser invisível à humanos que não viram a morte.

Pássaro-Trovão:

É nativo da América do norte, se parece com uma águia, só que muito maior, tem três asas em casa lado do corpo, e seu rabo é como dois fios longos. Tem a habilidade de criar tempestades com relâmpagos e trovões. Além disso, consegue controlar o clima e pressentir o perigo.

Rapinomônio:

Rapinomônio é um animal mágico alado azul e verde. Uma criatura grande, parecida com uma borboleta, que emerge de um objeto pequeno, provavelmente de um casulo.
Sua pele é dura, o que o proteje de feitiços, é venenoso e... Bom, e se alimenta de cérebro humano.

Gira-Gira:

É um inseto nativo da Austrália. É tão pequeno e rápido que quase nunca é notado pelos trouxas ( pessoas não bruxas ), e os bruxos e bruxas só o percebem quando são picados.O gira-gira também tem um longo e fino ferrão no fundo do corpo. Qualquer um que seja picado por um gira-gira sofrerá tontura e seguido de levitação. Por isso que muitos jovens bruxos (as) australianos tentam os pegar e provocá-los, no entanto, ser picado pelo Gira-Gira diversas vezes pode fazer você levitar descontroladamente por dias, e em alguns casos, permanentemente.

O ferrão seco do gira-gira é usado em várias poções e acredita-se que seja um dos ingredientes do popular doce Delícias Gasosas.

Fênix:

É um pássaro lendário, com penas que podem ser usadas como núcleo de varinha, sendo, inclusive, a da varinha do Lord Valdemort, um bruxo das trevas que era extremamente fiel à arcaica política do " puro sangue ", mesmo que fosse um mestiço.
É um pássaro leal e forte, podendo carregar cardas pesadíssimas, suas penas são num tom de escarlate e sua calda é dourada, além de ser quente ao toque, e quando morre, vira cinzas, e brota-se do meio delas um ovo. Consegue desaparece e reaparece à vontade em explosões de chamas, algo parecido com a aparatação, mas diferente dos bruxos, não podem sofrer restrições.

Além a capacidade de tirar toda a força de uma Maldição Da Morte, são imunes ao olhar do basilisco, sendo suas lágrimas, as quais são curativas, o único antídoto conhecido contra o veneno de basilisco.

Só pra ter uma noção do que é um basilisco:

O Basilisco é uma serpente gigante, também conhecida como o Rei das Serpentes. É uma criatura criada pelos Bruxos das Trevas. Herpo, o Sujo foi o primeiro a criar um basilisco. Ele conseguiu isso ao chocar um ovo de galinha por baixo de um sapo que resultou na criatura conhecida como Basilisco.
Olhar um Basilisco diretamente nos olhos matará imediatamente a vítima, mas o contato indireto apenas os tornará petrificados. É também o inimigo mortal das aranhas, que podem intuitivamente senti-las e fogem sempre que o fazem.


Esses animais, apesar de distintos, tem uma única característica compartilhada: as asas.
Anexo Screenshot_2024-08-16-14-04-14-555_com.canva.editor.jpg
Em resposta à Primeiro post

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Geane de Jesus Santos -
Guepardo....

Este felino consegue manter a cabeça estável durante toda a corrida. Assim, conseguem focar melhor na presa. De acordo com a organização de conservação, o que permite as perseguições em alta velocidade é a flexibilidade da coluna do guepardo, que é única, e permite que os ombros se movam livremente.

Onça pintada...

Possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos.

Rã pintada....

Alytidae é uma família de anfíbios da ordem Anura, inclui três géneros, Alytes, Discoglossus e Latonia. Popularmente alguns membros desta família são denominados de rãs-pintadas. O primeiro tem a forma de sapos e encontram-se principalmente em terra. O segundo tem a pele mais lisa e aspecto de rã, preferindo a água.

Gato maracajá...

O gato-maracajá tem olhos e patas grandes e uma cauda longuíssima. O felino, que vive da costa mexicana até Argentina e Uruguai, é encontrado em quase todo o Brasil, com exceção do Ceará. No restante do Nordeste, ele raramente é visto em áreas de Caatinga e prefere a Mata Atlântica do litoral.

Girafa....

Possui pernas e pescoço longos. Tanto o macho quanto a fêmea possuem uma pelagem malhada, sendo o padrão de manchas mudando entres os indivíduos, ajudando na camuflagem entre os diferentes habitats. Os olhos são grandes e sua língua de cor negra que pode chegar até 45 cm de comprimento.
Anexo IMG-20240816-WA0035.jpg
Em resposta à Primeiro post

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Rute de Souza Almeida -
Rute de Souza Almeida 
 
peixes cartilaginosos

São peixes mandibulados com um esqueleto cartilaginoso, o corpo coberto de pequenas escamas que geralmente lembram pequenos dentes (placoides) e em que os machos apresentam um órgão reprodutor intromitente nas nadadeiras pélvicas, chamados clásperes.

Os peixes pulmonados

Apresentam brânquias reduzidas, necessitando assim da respiração através de pulmões.

Anfíbios

São vertebrados conhecidos por ter uma “vida dupla”, pois possuem uma fase de vida aquática e outra terrestre. Todos os anfíbios são ectotérmicos. Os anfíbios possuem uma pele bastante permeável, a qual é utilizada para a realização da respiração cutânea. Possuem coração com três câmaras.

Os primatas

Têm muitas características em comum. Em geral, têm cérebro grande, olhos voltados para a frente e polegares opositores. O cérebro é grande se comparado ao tamanho do corpo. O cérebro de seres humanos, antropoides e macacos é especialmente grande e complexo.

Os roedores

Constituem um grupo muito numeroso de espécies de mamíferos. São conhecidas 34 famílias de roedores no mundo. Há no Brasil 227 e no Rio Grande do Sul há aproximadamente 41 espécies de roedores. Possuem 2 grandes dentes incisivos superiores e 2 inferiores, sendo esta a principal característica do grupo.

Os crocodilos

São animais carnívoros que apresentam escamas córneas reforçadas por placas ósseas dérmicas, que, quando desgastadas, são substituídas por outras. Possuem o coração dividido em quatro cavidades e os sentidos bem desenvolvidos.

As aves

São animais vertebrados que se destacam pela presença de suas penas, uma característica exclusiva desse grupo. Muitas espécies apresentam a capacidade de voo, mas nem todas voam, havendo espécies nadadoras e corredoras.
Em resposta à Primeiro post

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Silvana Franco Ribeiro -
Em resposta à Silvana Franco Ribeiro

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Karine Brandão -
Olá Silvana, sua atividade tem características de mapa mental e não de cladograma. Ele ficou ótimo, mas eu gostaria que separasse características e relacionasse com a evolução, não é fácil, por isso é um desafio.
Em resposta à Primeiro post

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Igor Ferraz Souza Brito Fernandes -



Para começar não coloquei as características do lado, porque não deu, e nem os grupos. Então citarei abaixo:

Lógica do Cladograma

O cladograma foi organizado com base em duas características principais: dieta (carnívoro ou herbívoro) e habilidades mágicas. A primeira divisão ocorre entre as criaturas carnívoras e herbívoras, agrupando-as em dois ramos principais.

  • Grupo A: Inclui carnívoros com habilidades mágicas específicas relacionadas à previsão, como o Augurey, ou características defensivas agressivas, como o Erumpent.

  • Grupo B: Compreende carnívoros que possuem habilidades evasivas ou extremamente perigosas, como o Nundu e o Diricawl.

  • Grupo C: Herbívoros que possuem características pacíficas e que interagem principalmente com seu ambiente natural, como o Bowtruckle e o Mooncalf.

  • Grupo D: Herbívoros que têm habilidades mágicas avançadas ou incomuns, como invisibilidade no caso do Demiguise, ou a capacidade de voo e a associação com a morte no caso do Thestral.

Essa organização permite uma análise clara das diferentes habilidades e comportamentos das criaturas, destacando como fatores como dieta e habilidades mágicas influenciam sua classificação no mundo mágico.


Características:


Grupo A:

1- Augurey: O Augurey é uma ave de aparência sombria que se alimenta de pequenos insetos e criaturas. Seu canto é associado à morte, embora na realidade ele apenas prediga chuva. Está agrupado com outros carnívoros por sua dieta e sua habilidade mágica relacionada à previsão do clima.

2- Erumpent: Um grande mamífero semelhante a um rinoceronte, o Erumpent é herbívoro, mas foi agrupado aqui por sua agressividade e seu chifre explosivo, capaz de causar destruição massiva. Seu comportamento defensivo o alinha mais com os predadores.


Grupo B:

1- Nundu: O Nundu é um felino gigante e extremamente perigoso, conhecido por seu hálito mortal que pode destruir vilas inteiras. É uma criatura carnívora e um dos seres mais temidos do mundo mágico, devido à sua letalidade.

2- Diricawl: Também conhecido como Dodo, o Diricawl é uma ave que tem a habilidade de se desvanecer para evitar predadores. Embora seja uma criatura pacífica, sua habilidade de evasão mágica é um ponto comum com outras criaturas do grupo.


Grupo C:

1- Mooncalf: O Mooncalf é uma criatura tímida que só emerge durante a lua cheia. Alimenta-se de plantas e tem um comportamento tranquilo, fazendo danças estranhas à luz da lua.

2- Bowtruckle: Pequenos guardiões das árvores, os Bowtruckles são criaturas herbívoras que se alimentam de insetos e musgo. Eles habitam as árvores que usam como lar, e são bastante protetores de seus territórios.


Grupo D:

1- Demiguise: O Demiguise é uma criatura pacífica, semelhante a um macaco, que tem a capacidade de ficar invisível quando ameaçado. Ele se alimenta de plantas e frutas, e é conhecido por seu pelo, que pode ser usado para tecer capas de invisibilidade.

2- Thestral: Embora seja um herbívoro, o Thestral é uma criatura de aparência sombria que só pode ser vista por aqueles que testemunharam a morte. Ele tem a habilidade de voo e é um meio de transporte no mundo mágico.




FIM!!!

Autor: IGOR FERRAZ

https://www.canva.com/design/DAGMjyTmeLE/ekhfHWEp0wgc5lKt8Y-nRA/edit?utm_content=DAGMjyTmeLE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Imagens retiradas de: Harry Potter Wiki | Fandom


Em resposta à Primeiro post

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Paulo Dhimitry Rocha Macedo -

Imagem 1: unicórnio (voo, magia curativa)

Imagem 2: fênix ( voo, imortalidade, magia curativa)

Imagem 3: sereia (transformação, hipnose)

Imagem 4: lobisomem (transformação, magia viral)

Justificativa:

Grupo A: unicórnio e Fênix: ambos possuem habilidades mágicas inatas poderosas e são frequentemente associados a símbolos de pureza e renascimento. (Ambos possuem habilidades de voo)

Grupo B: Sereia e Lobisomem: ambos podem assumir uma forma humana e podem ser letais. (Ambos possuem habilidades de transformação)

Anexo 1000425784 (1).png
Em resposta à Primeiro post

Re: Cladograma de criaturas mágicas

por Esteffhany Marques Gusmao de Souza -
1. **Hipogrifo**
- **Características:** Corpo de cavalo com asas e cabeça de águia. Possui plumagem que pode variar de cor e garras afiadas.
- **Habilidades:** Capaz de voar grandes distâncias, rápido e forte.
- **Comportamento:** Orgulhoso, exige respeito de quem se aproxima. Pode ser amigável se tratado com cortesia.
- **Habitat:** Florestas e regiões montanhosas.

2. **Dragão Ucraniano Ferroso**
- **Características:** Dragão grande com escamas negras, olhos vermelhos e presas afiadas.
- **Habilidades:** Cuspir fogo a longas distâncias e possui pele impenetrável.
- **Comportamento:** Extremamente territorial e agressivo.
- **Habitat:** Montanhas da Ucrânia.

3. **Testrálio**
- **Características:** Cavalo alado, esquelético, visível apenas para aqueles que já viram a morte.
- **Habilidades:** Voar silenciosamente e habilidade de navegação em qualquer condição.
- **Comportamento:** Calmo e dócil.
- **Habitat:** Florestas densas.

4. **Fênix**
- **Características:** Pássaro de plumagem vermelha e dourada, conhecido por sua imortalidade.
- **Habilidades:** Renasce das cinzas após a morte, lágrimas curativas, canto que inspira coragem.
- **Comportamento:** Leal e afetuoso para com aqueles que considera amigos.
- **Habitat:** Pode viver em qualquer lugar, mas prefere áreas seguras.

5. **Nundu**
- **Características:** Grande felino semelhante a um leopardo, com pele espessa e corpo musculoso.
- **Habilidades:** Respirar um veneno mortal capaz de devastar vilas inteiras.
- **Comportamento:** Extremamente perigoso e letal.
- **Habitat:** Regiões remotas e selvagens da África.

Identificação de Características

- **Capacidade de Voo:**
- **Hipogrifo, Testrálio, Fênix:** Todos possuem a habilidade de voar.
- **Dragão Ucraniano Ferroso:** Também voa, mas de forma mais lenta devido ao seu tamanho.
- **Nundu:** Não possui habilidade de voo.

- **Aparência e Visibilidade:**
- **Testrálio:** Invisível para aqueles que não viram a morte.
- **Hipogrifo e Fênix:** Criaturas que chamam atenção por sua beleza.
- **Dragão Ucraniano Ferroso e Nundu:** Ameaçadores e imponentes.

- **Habilidades Especiais:**
- **Fênix:** Renasce das cinzas, lágrimas curativas.
- **Nundu:** Respiração venenosa.
- **Dragão Ucraniano Ferroso:** Pele impenetrável e fogo.
- **Testrálio:** Navegação precisa.

- **Comportamento:**
- **Hipogrifo:** Orgulhoso, mas leal.
- **Fênix:** Afetuoso e leal.
- **Nundu, Dragão Ucraniano Ferroso:** Agressivos e perigosos.

- **Habitat:**
- **Hipogrifo, Testrálio, Fênix:** Preferem áreas florestais ou montanhosas.
- **Dragão Ucraniano Ferroso, Nundu:** Habitam áreas remotas e selvagens.