Adquirindo uma Varinha
A maioria dos bruxos e bruxas adquire suas varinha quando têm onze anos de idade, pouco antes de começarem sua educação mágica. Bruxos de todo o mundo preferem comprar sua varinha no Olivaras Varinhas no Beco Diagonal, onde eles podem tentar várias varinhas até achar aquela que se harmoniza com eles, ou o contrário, a varinha pode achar o bruxo que harmoniza com ela.
Varinhas e Varinhologia
Varinhologia é uma classe específica da magia que se refere à história e propriedades mágicas das varinhas. O Sr. Olivaras diz que é "um complexo e misterioso ramo da magia.
Materiais
As varinhas são compostas de madeira recheado com uma substância mágica proveniente de uma criatura mágica, as varinhas podem variar desde a mais dura e inflexível a elástica e outra coisa que pode variar é seu tamanho.
O Tamanho, a flexibilidade, a madeira e o núcleo são fatores que são variantes de pessoa pra pessoa.
A Média do Tamanho das varinhas está entre 24 e 38 centímetros embora hajam exemplos de varinhas muito curtas como a de Dolores Umbridge que mede 20cm e varinhas muito grandes como a de Rúbeo Hagrid que tem 41cm, o tamanho da varinha pode ter a ver com o caráter do bruxo já que Garrick Olivaras afirmou que pessoas que possuem varinhas curtas podem ter problemas de caráter e conduta.
A Flexibilidade pode ter a ver com a versatilidade do bruxo e sua facilidade para mudar sua conduta.
O núcleo da Varinha é um dos principais fatores da varinha podendo altera-lá completamente, cada núcleo tem suas características próprias, os núcleos mais famosos são o de Fibra de Coração de Dragão(responsável pelas varinhas de maior poder), Pelo de Cauda de Unicórnio e Pena de Fênix (O Núcleo mais raro, podendo até mesmo agir sozinho para ajudar seu dono).
Existem diversos outros núcleos que podem ser usados em varinhas alguns exemplos são; chifre de Basilisco, Pelo da cauda de testrálio, Cabelo de Veela, Pelo de Cauda de Centauro, pelo de Lobisomem, bigode de Trasgo, Pelo de Seminviso, pelo de Pumaruna, chifre de Serpente Chifruda, Chifre de Lebrilope e corda de coração de Snallygaster.
Se duas varinhas possuem o núcleo mágico extraído da mesma criatura elas se tornam varinhas gêmeas, se elas forem forçadas a se enfrentar, elas irão provocar um fenômeno conhecido como Priori Incantatem.
A Madeira também tem de se combinar com a personalidade do bruxo, como por exemplo bruxos conflituosos tendem a ter varinhas de espinheiro-branco que tem flores curativas e "cheiro de morte", bruxos que tendem a adivinhação tendem a varinhas de tília dentre outras, existem madeiras que são mais poderosas que outras principalmente nas mãos de um grande bruxo como varinhas de salgueiro, faia e cerejeira, o núcleo pode interferir na madeira como varinhas de Castanheira que podem mudar em muito os requisitos do bruxo que ela escolherá por causa do núcleo, além de algumas que podem ser fortificadas com o núcleo de corda de coração de dragão, e algumas madeiras podem ter problemas para se unir com certos núcleos como por exemplo o azevinho e a pena de fênix.
O conjunto de fatores pode criar varinhas que são mais aptas para algumas áreas da magia como por exemplo, a varinha de Tiago Potter era excelente para Transfiguração, e a de Lílian Evans foi descrita como boa para Feitiços.
Algumas varinhas com madeira e núcleo conhecidos:
Harry Potter; Azevinho e Pena de Fênix
Rony Weasley; Salgueiro e Pelo de Unicórnio
Hermione Granger; Videira e Fibra de Dragão
Alvo Dumbledore; Salgueiro e Pelo de Testrálio
Belatriz Lestrange; Nogueira e Fibra de Dragão
Lúcio Malfoy: Olmo e Fibra de Dragão
Neville Longbotton; Cerejeira e Pelo de Unicórnio
Salazar Slytherin; Colubrina e Chifre de Basilisco
Fleur Delacour; Jacarandá e Cabelo de Veela
Sir Cadogan; Espinheiro-Negro e Bigode de Trasgo
Chadwic Boot; Freixo e Chifre de Serpente Chifruda
O processo exato de se fazer uma varinha é desconhecido. Provavelmente é tão difícil e complexo quanto a varinhologia.