Desafio: Vamos colocar a mão na massa

Desafio: Vamos colocar a mão na massa

Number of replies: 4

Olá pessoal,

O desafio dessa semana é desenvolver uma representação dos neurônios em 3D, especialmente a sua morfologia.

se desejar pode representar as sinapses também.

Solte a criatividade!

Pode utilizar massinha de modelar caseira, biscuit, material reciclável, led, amigurumi, feltro, chochê, sementes, galhos e folhas de árvores, aviamento em geral... 

Crie sua obra de arte e compartilhe aqui para a gente e conte como foi a experiência em executar esse desafio.

Neurônios - Sistema Nervoso - InfoEscola

Oh%20professora%20que%20da%20trabalho%21.jpg

In reply to First post

Re: Desafio: Vamos colocar a mão na massa

by Anna Clara Gonçalves Caetano -

Inicialmente, para fazer o meu neurônio 3D, eu tentei produzir papel machê para começar a moldar o meu trabalho. Utilizei papel higiênico, cola branca, água, um pouco de gesso, farinha de trigo, e coloquei a mão na massa, porém, depois de todo o processo, ela não queria secar e ficar no formato certo. 

Continuei insistindo na ideia de fazer de papel machê, tentando dar a consistência certa, mas infelizmente não obtive sucesso, então eu busquei outras formas de realizar meu trabalho com coisas que eu tinha em casa e no ambiente de trabalho do meu pai.

Fazer essa atividade com a ajuda da minha família foi uma experiencia muito boa mesmo, pois passamos mais tempo juntos cada um ajudando de alguma forma e pensando em como acrescentar no trabalho, e meu irmão também se divertindo mexendo com o papel machê. 

Então para executar o desafio eu utilizei um fio um pouco grosso e que dobrava um pouco para fazer a base. Para construir o Axônio do neurônio eu peguei uma folha, enrolei ela em forma de cone e fechei a parte embaixo da folha, dando o molde de um cone, e enchi esse molde com gesso e deixei secar. Logo depois, eu e meu pai cortamos pra deixar menor e fizemos um furinho dentro para encaixar no fio, e revesti eles com um material amarelo que grudou no gesso por causa de uma ferramenta que esquentou o material. Pra separar um do outro, usei fita adesiva azul. 

Depois disso para fazer a corpo/cabeça, usei cola quente, dando voltas ate formar uma esfera. E para formar os dentritos eu peguei uma panelinha com água fria, e fui puxando fios de cola quente sobre a água, o que fez com que se esfriassem rápido e ficassem bem legais, e fiz a mesma coisa para o terminal do axônio. Para finalizar, esperei secar direitinho e passei spray azul.

Fiquei muito feliz com o resultado do trabalho, aprendi mais sobre as partes do neurônio e me diverti no processo. Espero que você também tenha gostado!

anna clara

Attachment 0e8bd7a1-5274-4e0b-ab7e-44e5fb7bbd5e.jpg
Attachment 484613f7-453f-4570-849a-4c5caa808392.jpg
Attachment 9891c49c-0055-452b-82c7-7a22e4be0d2a.jpg
Attachment c6b3c6c8-7d35-4f2b-8646-b83f3ccd7211.jpg
Attachment cc16eb31-1be5-4e05-acd3-e8cf021fff74.jpg
Attachment e96b314b-d0a7-42cb-9b29-4dfc0f8974cf.jpg
In reply to Anna Clara Gonçalves Caetano

by Karine Brandão -
Uau Anna Clara, ficou maravilhoso. A bainha de mielina ficou perfeita. Durante seu relato fui imaginando seu processo criativo, imaginei seu irmãozinho de ajudando kkkkkk
Quanto ao papel machê...será que é o tempo frio? Não desista dele, quando tiver com uma folga tente novamente e crie o que você e seu irmão gosta.
Muito bom fazer essas atividades em família. Parabéns pelo trabalho!
In reply to First post

by Ilza Silva Santos -
Meu neurônio até que foi fácil de fazer porque não utilizei nada muito elaborado, apenas cortei pedaços de e.v.a tentando seguir uma imagem, depois dos cortes eu colei e ficou assim:
In reply to Ilza Silva Santos

by Karine Brandão -
Olá Ilza, ficou muito bom, fofo! Mas você aprendeu o nome das partes?