Desafio 1: O que representa seu cérebro trino?

Desafio 1: O que representa seu cérebro trino?

Number of replies: 20

Olá pessoal,

Fazer analogias é muito bom para aprendermos melhor um tema, fazer associações e também para refletir sobre nós mesmo, aquele lance do auto-conhecimento.

O desafio dessa semana é brincar um pouco fazendo analogias (semelhança) entre as partes do nosso cérebro trino e os animais.

Escolha um animal para representar o cérebro primitivo, outro para representar o límbico (o mamífero) e o Neocórtex (racional).

Coloque a foto do animal e escreva o que ele representa.

Solte a criatividade! Reflita sobre como são essas 3 partes do seu cérebro, suas reações, emoções e qual animais combina com essas partes, ou seja, com você.

Neurociências em benefício da Educação!: Teoria do Cérebro Trino

In reply to First post

Re: Desafio 1: O que representa seu cérebro trino?

by Monique Silva dos Santos -
Racional: aquele cachorro obediente de raça 🐶
Emocional: mãe coruja 🦉
Agir: lobo 🐺
In reply to Monique Silva dos Santos

by Karine Brandão -
Muito bem Monique,
Adorei a mão coruja para o emocional, tem categoria de gente mais emoção que mãe? Acredito que não.

A origem da expressão Mamãe Coruja vem de uma fábula do autor francês La Fontaine A Coruja e a Águia, que também foi reescrita por Monteiro Lobato. Nela, a coruja e a águia depois de selar um trato de paz, fizeram também um acordo de que uma não comeria o filho da outra, ao fazer a descrição dos seus filhos, a coruja estufou o peito e cheia de orgulho os descreveu como as criaturas mais lindas da floresta e também as mais inteligentes. Quando a águia saiu para caçar, encontrou um ninho com umas criaturinhas pequeninas e feias, sem penas e que não conseguiam nem sequer abrir os olhos, logo as devorou, quando a coruja viu o que tinha acontecido, foi conversar com a águia, que se desculpou dizendo que as características que ela descreveu eram totalmente diferente da realidade.
In reply to Karine Brandão

by Arlene Santos Ramos -
Racional= golfinho🐬- Pois penso bem antes de fazer algum e sou bem inteligente
Emocional=Cachorro 🐶- Pois só muito carinhosa e companheira com as pessoas que amo
Agir= Onça🐆- Se me desafiar ou fazer algum que não gosto eu fico muito estressada e procuro me defender da melhor forma possível
In reply to First post

by Ivone Sousa de Aguiar -
Racional: O porco porque ele é o mais inteligente do planeta.
Emocional: Os pássaros.
Agir: Coruja.
In reply to Ivone Sousa de Aguiar

by Karine Brandão -
legal Ivone, o porco é realmente muito inteligente, eles têm uma boa memória a longo prazo, como por exemplo, conseguem resolver quebra-cabeças simples e desafios que envolvem encontrar objetos. Diferente dos cães, os porcos são impossíveis de serem ''enganados'' com petiscos por muito tempo. Eles são independentes e gostam de resolver problemas sozinhos.
In reply to First post

by Bianca De Jesus Silva -
Racional -golfinho ,pois sou bem inteligente,analiso,observo e depois ajo da melhor maneira possível,ou pela orientação de alguma pessoa,uma espécie de conselho🐬
Emocional- cachorro 🐶, acho que pelas emoções de alegria repentina, depois se sentirem tristes em determinados momentos
Instintivo - águia 🦅 , minha maneira de agir é observando ao meu redor, assim como algumas aves,que observam a sua presa antes de atacar.
In reply to Bianca De Jesus Silva

by Karine Brandão -
Olá Bianca,
Identificar o cérebro primitivo como uma águia é algo incrível. Se você consegue observar antes de agir por impulso você tem uma habilidade que vai te ajudar muito nas relações pessoais e em sua profissão.
In reply to First post

by Naiara Romão -
Relaciono o primitivo a tartaruga: sou bem lentinha as vezes 🐢
Já o mamífero: a um gatinho, sou preguiçosa as vezes, mas astuta e observadora, arisca mas também gosto de carinho 🐈
No néocortex: a um leão, predadora, forte e racional 🦁
In reply to Naiara Romão

by Karine Brandão -
Olá Naiara,
Adorei as analogias com os animais. Muito bom!
In reply to First post

by Anna Clara Gonçalves Caetano -

Racional: Elefante🐘 (porque ao longo da minha vida aprendi que eles tem uma excelente memória e tem a audição muito aguçada)

Emocional: Cachorro 🐶(é muito fácil observarmos que os cachorros expressam muito bem suas emoções, como quando estão felizes eles abanam o rabo, brincam, pedem carinho, e demonstram lealdade ao dono, e são muito ingênuos).

Agir: Tigre 🐅(ele é considerado o maior felino existente e é muito selvagem).
In reply to Anna Clara Gonçalves Caetano

by Karine Brandão -
Olá Anna Clara, seu cérebro primitivo é bem bravo, um tigre. Como você faz para manter seu Tigre calmo?
In reply to First post

by Pamela Dantas Silva -
Racional: Uma raposa
Emocional: Um Coelhinho🐰
Agir: um lobo.🐺
In reply to First post

by Tainara Cardoso -
Racional:uma tartaruga, lerda demais pra pensar
Emocional: um gato, às vezes tá toda carinhosa, dengosa, e outra hora já não quer nem saber disso, se estressa com os carinhos e grudes
Instintivo: como uma preguiça ksksks
In reply to Tainara Cardoso

by Karine Brandão -
Olá Tainara,
Adorei sua descrição, você se conhece. Te incomoda em alguma coisa esse perfil. Se não está tudo bem, se sim, você tem conhecimento pra treinar cada um deles.
In reply to First post

by Ilza Silva Santos -
Racional: Lobo🐺
Emocional: Águia 🦅
Instintivo: Raposa🦊

Sempre tive uma certa conexão com esses animais e mesmo depois de muita pesquisa eu ainda tenho dúvidas de qual deles é meu "animal espiritual"
In reply to Ilza Silva Santos

by Karine Brandão -
Olá Ilza,
Entendo, essas percepções sobre si mudam com o passar do tempo e com as experiências de vida. O importante é identificar o que realmente incomoda e modificar, ou identificar o que te faz forte e usá-los no dia a dia.
In reply to First post

by Thaina Santos Lopes -
Racional: cobra por que é um animal astuto e sabe de desvencilhar em situações de risco

Emocional: borboleta pela leveza

Agir: Pincher 🐶
In reply to Thaina Santos Lopes

by Karine Brandão -
Olá Thaina,
Primeira vez que aparece uma borboleta por aqui. Interessante.
Por que Pincher? Ninguém também nunca especificou a raça de um cachorro, fiquei curiosa.
In reply to First post

by Anna Beatriz Felicio Silva -
Racional: texugo animal muito destemido
Emocional: cachorro da raça pequinês porque ele animal muito amoroso
Agir: lobo porque gosto de proteger
In reply to Anna Beatriz Felicio Silva

by Karine Brandão -
Ou seja... seu cérebro é pura potência!