Desafio 5: Uma Homenagem com Ciência e Amor ✨🧬

Uma Homenagem com Ciência e Amor ✨🧬

Number of replies: 5

Você sabia que herdamos as mitocôndrias exclusivamente da nossa mãe? Essa organela, conhecida como a "usina de energia da célula", carrega o DNA mitocondrial, passado de geração em geração apenas pela linha materna.

E tem mais: nos momentos de carinho e conexão entre mãe e filho, é liberado um hormônio chamado ocitocina, conhecido como o "hormônio do amor", responsável por fortalecer os laços afetivos, reduzir o estresse e promover o bem-estar.

💡 Desafio Criativo: Crie um cartão, desenho, objeto artesanal ou qualquer outro tipo de arte em homenagem ao Dia das Mães, unindo:

• O amor e o cuidado materno (representado pela ocitocina)

• A herança celular e a energia vital (representada pelas mitocôndrias e o DNA mitocondrial)

✨ Use sua criatividade para expressar a ciência e a emoção por trás desse laço tão especial!

🧵 Sugestões:

• Ilustre mitocôndrias de forma simbólica, como corações, laços de energia ou flores.

• Escreva frases como:
    “Você é minha energia vital desde o começo!”
    “Seu amor corre em mim como a ocitocina no nosso primeiro abraço.”

• Pode homenagear sua mãe, avó, tia ou qualquer figura materna da sua vida.

📸 Entrega: Poste uma foto do seu trabalho aqui no Moodle, junto com uma explicação (3 a 5 linhas) sobre como sua criação representa o papel das mitocôndrias e da ocitocina na relação mãe e filho(a).

In reply to First post

Re: Uma Homenagem com Ciência e Amor ✨🧬

by Gabriela Oliveira da Silva -
https://files.fm/u/aj5p79yfwn?k=fc769617

Meu desenho para minha mãe.✍🏻🤍

A relação é de amor, na qual une o filho a mãe, fazendo com que o amor se multiplique em ambos os seres e a transmissão que apenas a mãe realiza da mitocôndria, é algo incrível, mostrando o quão grande é o amor de mãe pelos seus filhos. 🤍
In reply to Gabriela Oliveira da Silva

by Karine Brandão -
Isso mesmo Gabriela. Gostou de saber que a ocitocina é a molécula que está relacionada com tudo isso?
In reply to First post

by Roberta dos Santos de Oliveira -
https://www.canva.com/design/DAGm9_te0tc/Q27eCx9Cjags5HpNnoHqrw/edit?utm_content=DAGm9_te0tc&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Uma relação de proteção e amor incondicional,mostrando a união da mãe com o filho desde dos primeiros dias de vida,sendo representada pelas mitocôndrias ao redor e o DNA mitocondrial ligando o coração da mãe com o bebê.O amor de uma mãe com seu filho é um amor único e verdadeiro.
In reply to First post

by Samily Prado -

Na minha homenagem, as mitocôndrias representam a energia que a mãe passa para os filhos, não só no sentido biológico, mas em cada cuidado do dia a dia. A ocitocina aparece em cada momento de afeto, no toque, nos momentos de aconchego e apoio. É esse hormônio que fortalece esse laço, que gera o amor. Elas mostram como a nossa conexao com nossa mãe é profunda e vai além do físico! 

Attachment Atividade dia das Mães .jpg