📢 Desafio 7: Explorando a Diversidade das Frutas 🍎🍌🍊

📢 Desafio: Explorando a Diversidade das Frutas 🍎🍌🍊

Number of replies: 2

🔬 Objetivo:
Você será um cientista por um dia! Sua missão é escolher uma espécie de fruta (exemplo: laranja, banana, maçã, goiaba etc.) e coletar no mínimo quatro exemplares para analisar suas características fenotípicas. O objetivo é treinar a experimentação científica e compreender a diversidade existente dentro de uma mesma espécie.

📋 O que você deve fazer?

1️⃣ Escolha a fruta que será analisada. Certifique-se de pegar exemplares de diferentes locais, mercados ou árvores para ter maior variação.
2️⃣ Meça e registre as seguintes características de cada exemplar:

• Peso (g ou kg) – Utilize uma balança de precisão, se possível.

• Comprimento (cm) – Meça com uma régua ou fita métrica.

• Diâmetro (cm) – Caso a fruta seja esférica, meça em diferentes pontos.

• Cor – Descreva a coloração da casca e da polpa.

• Textura – A casca é lisa ou rugosa? A polpa é firme ou macia?

• Quantidade de sementes – Se a fruta tiver sementes, conte-as.

• pH da polpa – Utilize fita de pH ou solução indicadora, caso tenha acesso.

• Outras características fenotípicas – Cheiro, suculência, sabor (ácido, doce), entre outros.

3️⃣ Organize os dados coletados em uma tabela para facilitar a comparação entre os exemplares.

4️⃣ Analise os dados:

• Há muita variação entre os exemplares?

• O ambiente onde a fruta foi encontrada influenciou nas características?

• Alguma característica parece estar relacionada a outra (exemplo: frutas mais pesadas tendem a ter mais sementes)?

5️⃣ Produza um pequeno relatório com os seguintes tópicos:

• Introdução: Explique brevemente o objetivo da análise.

• Metodologia: Como você coletou os dados? Quais instrumentos utilizou?

• Resultados: Apresente sua tabela e descreva as principais diferenças e semelhanças.

• Conclusão: O que você aprendeu com essa atividade?

Envie seu relatório por link no drive até. Você pode anexar imagens das frutas analisadas para complementar sua pesquisa.

O ideal seria um fruta nativa da sua cidade!

In reply to First post

Re: 📢 Desafio: Explorando a Diversidade das Frutas 🍎🍌🍊

by Alice Fernandes Novais -
Cacau
O exemplo dessa pesquisa será o cacau, um é de acordo a fazenda dos meus avós e outro é um que eu achei no mercado. Eu percebi uma pequena diferença, o do mercado é um pouco maior e é mais azedo, além de ser mais pesado (logo, tem mais sementes). Já o da roça é um pouco menor (tendo menos sementes e sendo mais leve), porém é mais doce.
Essa pesquisa teve como objetivo mostrar um pouco de uma fruta que eu gosto muito e eu não encontro tão fácil em cidades grandes. Bem, para fazer essas pesquisa, utilizei uma balança, fita métrica e pesquisas para saber o PH do cacau (além de ter usado meu paladar, tato e visão para identificar demais coisas)