Desafio 4: A observação

Desafio 4: A observação

Número de respostas: 37

Olá, detetives da ciência! 🕵️‍♂️🔬

A missão de vocês neste fórum é observar atentamente o ambiente ao seu redor, seja em casa, na escola ou em qualquer outro local do dia a dia. Para isso, sigam os seguintes passos:

1️⃣ Observe: Preste atenção aos detalhes do ambiente—plantas, animais, objetos, fenômenos naturais, etc.
2️⃣ Registre: Tire uma foto do que chamou sua atenção.
3️⃣ Anote: Escreva uma breve descrição da sua observação. Você pode incluir o que percebeu de interessante, possíveis explicações científicas ou dúvidas que surgiram.
4️⃣ Compartilhe: Clique em "Responder" e poste sua foto junto com suas anotações para que possamos discutir e explorar juntos!

Vamos exercitar nosso olhar investigativo e descobrir ciência em tudo ao nosso redor! 🚀💡

Estou ansiosa para ver suas postagens! 😊

Em resposta à Primeiro post

Re: Desafio 4: A observação

por Bianca Valentiny Lopes Malta -
A descoberta de antibióticos revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.(Não consegui colocar a foto)

por Isaiane Araújo Souto -
Hoje observei uma flor ,ela era a única que nascia no meio de muitas árvores, quase não tinha sol mais ela se apegou a única flecha de luz pra continuar a crescer.(não consigo colocar a foto)
Em resposta à Isaiane Araújo Souto

por Karine Brandão -

Que observação linda! Essa flor, mesmo em um ambiente difícil, encontrou seu jeito de crescer e florescer com a luz que tinha disponível. Isso realmente nos faz refletir sobre a força e a resiliência da natureza. Pesquisar sobre plantas é essencial não apenas para entender como elas se adaptam ao ambiente, mas também para descobrir suas propriedades terapêuticas, seus papéis no ecossistema e sua importância para a sustentabilidade do planeta.

por Alice Fernandes Novais -
Hoje fui até a praça daqui de conquista, a Tancredo Neves, observei as árvores e como elas são grandes e como são diferentes. Ela é a praça que eu mais gosto, ela é linda por completo, a minha parte favorita são os peixes kk.( A foto não tá indo 🥲)
Em resposta à Alice Fernandes Novais

por Karine Brandão -
Que legal que você aproveitou uma visita à praça para observar a natureza ao redor! 🌳✨ A Tancredo Neves realmente parece ser um lugar maravilhoso, cheio de vida. Uma observação das árvores e dos peixes pode tornar uma pesquisa super interessante! Aqui estão algumas ideias do que ela poderia explorar, com base no que você observou:

Tipos de árvores e sua biodiversidade: Ela pode pesquisar sobre asEla pode pesquisar sobre as espécies de árvores presentes na praça, sua origem, e como elas se adaptam ao ambiente local. Isso inclui entender como as árvores influenciam o clima urbano e sua importância para o ecossistema.

Crescimento das árvores em áreas urbanas: Uma pesquisa sobre como as árvoresUma pesquisa sobre como as árvores crescem em áreas urbanas em comparação com áreas rurais. Ela pode investigar quais fatores importantes para o seu crescimento, como a disponibilidade de nutrientes e a presença de fontes renováveis.

Peixes e ecossistemas urbanos: Já que ela adora os peixes, uma pesquisa sobre os peixes que habitam fontes ou lagoas urbanas pode ser bem interessante. Ela poderia estudar como esses peixes se adaptam ao ambiente urbano, como as condições de água (poluição, temperatura, etc.) afetam sua sobrevivência e o papel deles no ecossistema.

Importância das praças na cidade: Uma pesquisa mais ampla sobre o papel das praças urbanas como áreas de lazer, relaxamento e ecossistemas locais. Como elas ajudam a melhorar a qualidade do ar e o bem-estar das pessoas, além de servirem de abrigo para a biodiversidade local.

Esses temas são super ricos em descobertas e, além de aprender mais sobre ciência, podem fazer um impacto positivo ao compartilhar seu conhecimento sobre a importância de preservar esses espaços naturais na cidade! 🌍🪴

por Débora da Silva Araújo -

Uma das coisas que mais reparo é o céu, ainda mais ele estando em um de seus dias perfeitos, observei que em diferentes dias ele está exatamente como na foto que mandei, e em outros ele está com suas nuvens feitas os montinhos, uma lá no sul, outras cá no norte, e há dias em que ele só está em seu momento todo azul, um azul estranho de se olhar, ao mesmo tempo que é normal também é difícil de ficar muito tempo a observá-lo, é um azul que não é tão bonito sem suas nuvens, não sei a causa disso, do porque que muitos dias são com nuvens e muitos outros são somente o céu vago. Queria morar nos céus que parecem mais um mar, que você olha e vem a brisa do vento,  um ar de leveza, de amor, e de tanto detalhe de Deus. Mas é isso, acredito que buscarei saber mais sobre o céu e o porquê de muitos dos seus acontecimentos.  Não consegui mandar a foto

Em resposta à Débora da Silva Araújo

por Karine Brandão -
Que observação maravilhosa e poética sobre o céu! 🌤️ É incrível como a natureza, e especialmente o céu, pode nos despertar tantas reflexões.

por Anna Beatriz da silva moitinho -
Eu observei um gatinho ele era muito e quieto,fiz carinho nele mas ele não queria ronronar,na escola que estudo tem algums gatos são bem fofos(não consegui coloca a imagem).😺
Em resposta à Anna Beatriz da silva moitinho

por Karine Brandão -
Que fofura observar os gatinhos na sua escola! 😻 Os gatos, apesar de serem conhecidos por serem independentes, têm uma variedade de comportamentos e maneiras de se comunicar, o que pode ser muito interessante de explorar. Com relação ao gatinho que você observou, existem várias razões pelas quais ele pode não ter roncado quando você fez carinho nele. Os gatos não ronronam se não estiverem completamente à vontade ou se preferirem interagir de outras maneiras.

por Mariah Portela Rocha -
Ontem, participei do Sarau Encontros Reluzentes, um evento do qual já tenho o costume de participar. É sempre um momento incrível para mim, pois posso apreciar pessoas apresentando sua arte, cantando e tocando música boa, sem contar as belas poesias. Geralmente, participo cantando ou tocando, mas, desta vez, resolvi apenas observar.

Minha principal observação foi sobre o ambiente em que estávamos. Patrícia, a dona do local, é naturalista, e tudo ao nosso redor foi construído de forma ecológica. Não havia luz elétrica, televisão ou qualquer tecnologia — apenas candeeiros, fogueira e luminárias. Ao observar esse lugar, cheguei à conclusão de que nós, seres humanos, nos apegamos a uma vida tão mesquinha... Percebi que, de fato, estamos cercados de muitas coisas fúteis e que é possível viver em equilíbrio com a natureza sem abrir mão da plenitude.

Um dos lemas da Patrícia é o "Lixo Zero", e o espaço era bastante acolhedor. Ela é professora da UFBA e admiro bastante seu trabalho, pois tudo o que produz retorna de maneira sustentável à natureza.

Achei curioso ver a reação de algumas pessoas, incrédulas com a maneira como ela vive. Mas, para mim, foi algo incrível. Nunca vi um céu tão estrelado em toda a minha vida. E o fato de o ambiente estar preenchido pela arte o tornava ainda mais belo.
Em resposta à Mariah Portela Rocha

por Karine Brandão -
Que experiência incrível, não é? Participar de um evento como o Sarau Encontros Reluzentes, rodeado de arte e, ainda mais, em um ambiente tão alinhado com a natureza, deve ter sido transformador. Como ambientes ajudam na saúde mental e paz das pessoas? Existem um ambiente assim na sua escola? Não seria interessante ambientes assim para estudantes do ensino médio?

por Evandro Lima silva -
Nestas duas semanas observei o comprovante de algumas aves, reparei que todas as espécies devolveram um sinal de alerta para previnir ataques de predadores, oq mais me impressionou foi o das galinhas, por que quando os exemplares adultos emitem o sinal os filhos fogem para se esconder, enquanto os adultos ficam paralisados, é impressionante esse sistema de defesa.
Em resposta à Evandro Lima silva

por Karine Brandão -
Que observação interessante! A comunicação entre os animais, especialmente em situações de perigo, é realmente fascinante. Esse comportamento das galinhas, em que os adultos ficam paralisados ​​enquanto os filhotes se escondem, é um ótimo exemplo de como as espécies possuem estratégias de sobrevivência adaptadas ao seu ambiente. Isso mostra como a natureza tem seus próprios mecanismos de proteção, onde cada um desempenha um papel crucial para garantir a segurança de todos. Esse é um campo incrível da biologia.

por Gabriella de Jesus Almeida -
Ontem, um pássaro específico chamou minha atenção. Ele voava de forma tão bela que foi impossível não apreciá-lo. Enquanto ele se aproximava de um gramado, voando baixo entre alguns animais, pude perceber a leveza de cada bater de asas e vi o quão simples, mas significativo era aquilo. Por um momento, senti então, que diante de meus olhos, estava a definição da palavra "liberdade".
Em resposta à Gabriella de Jesus Almeida

por Karine Brandão -
Olá Gabriella, você conhece os pássaros presente em sua escola? Que tal fazer essa observação, fotos, pesquisa e identificação da diversidade de aves da sua escola?

por Alícia Andrade Santana -
Bem eu estava com minhas primas(crianças) e elas me mostraram uma planta que quando você meche nela ela se fecha oq achei super interessante já que nunca tinha visto algo assim,e o nome dela é maria-fecha-a-porta
Em resposta à Alícia Andrade Santana

por Karine Brandão -
Brinquei muito com essa planta quando era criança, super divertido. Pesquisar plantas é muito interessante.

por Mariana Portela Rocha -
Essa semana eu fiz várias observações, começando em minha casa.
Acompanhei o nascer e o crescer das mine rosinhas do meu quintal.
Percebi, também no quintal, que há umas flores que só se abrem quando o sol se põe.
Enquanto corria, observei um monte de por do sol, e percebi que o por do sol em ninha cidade é sempre muito rosa, e nesse horário sempre passa um conjunto de aves.
Também percebi que no lugar onde moro há muitos pés de quaresmeiras. Eles estão muito floridos e começando a cobrir o chão com suas flores roxas.
Fui em um Sarau agroecológico, no sítio de uma professora naturalista. Lá não tinha energia elétrica, e sim, velas, tochas e fogueiras. As estrelas estavam bem à vista e consegui localizar várias constelações. A dona do sítio recicla todo o seu lixo e tem um estilo de vida muito interessante. Nesse sarau, conversarmos, declamamos poesias e cantando músicas problematizando o consumismo e refletindo sobre a ecologia e a sustentabilidade, foi muito bom.
Por ultimo, fui andar de bike para um lugar que nunca tinha ido. Era uma estrada repleta de pés de eucaliptos e quando o vento batia neles, parecia o som de um carro kkkk. Depois de 6km o meu pneu furou kkkk mas quando olhei pra frente, tinha um lago enorme, com cheio de peixes, tinha pessoas pescando e acampando lá. Foi mágico!
Enfim, foram bons dias 😺
Anexo Screenshot_20250324-195007~2.png
Em resposta à Mariana Portela Rocha

por Italo Fernando Souza Santos -
Essa semana, parei para reparar o quanto é interessante a interação dos animais, quando se trata de espécies distintas, cada espécie tem sua forma de interação. Os cachorros em específico, não se dão tão bem uns com os outros, isso é estranho, pois eles são incrivelmente companheiros e "amigáveis" com os humanos, que são de espécie muito superior e distintas a deles.
Em resposta à Italo Fernando Souza Santos

por Karine Brandão -
Já parou para pensar como foi a domesticação de cães e gatos, essa convivência harmoniosa tem uma razão. Você sabe qual é? Olha que pesquisa histórica interessante
Em resposta à Mariana Portela Rocha

por Karine Brandão -
Nossa, quanta experiência incrível Mari, muito boa essa conexão com a natureza. Pesquisar plantas é muito interessante, pesquisar quais as espécies de plantas tem em sua escola também, a diversidade de pássaros. Tem muita coisa para ser pesquisada.
Amo quaresmeira, uma das minhas árvores preferidas, ela é nativa e pode ser plantada na frente das casas que não quebra a calçada.

por Maria Eduarda dos Santos Lago -
A algumas semanas atrás, eu tive o prazer de conseguir observar o eclipse total lunas ( lua de sangue), e com toda certeza foi um dos eventos mais lindos que já vi. Fiquei horas observando, até que pouco a pouco ela começou a ficar com sua coloração normal, e isso me trouxe uma paz inexplicável.
Em resposta à Maria Eduarda dos Santos Lago

por Karine Brandão -
Que experiência incrível, observar um eclipse total da lua, especialmente um evento tão raro como a "lua de sangue"! A forma como a lua muda de cor e o silêncio que a acompanha realmente traz uma sensação de paz. Você já pensou em explorar mais sobre espectros astronômicos como esse? Talvez o curso No Mundo da Lua seja uma excelente oportunidade para você aprofundar ainda mais nesse interesse, aprendendo sobre eventos astronômicos, o funcionamento do universo e as descobertas científicas que envolvem a lua e outros corpos celestes. Tenho certeza de que você vai adorar aprender mais sobre essas preferências e como elas impactam o nosso planeta!

por Thalita Kelly Sousa Da Cruz -
Hoje observei o nascer do sol , tão cativante entre árvores e alguns pássaros cantando , com tudo ainda coberto de neblina ele ainda se destacava e pouco a pouco iluminava tudo a sua volta . ( a foto não está carregando).
Em resposta à Thalita Kelly Sousa Da Cruz

por Karine Brandão -
Que bela observação! A ciência pode surgir de momentos assim. Você já parou para pensar, por exemplo:

Por que o sol parece mais avermelhado ao nascer?

Como a neblina se forma e por que ela desaparece conforme o sol esquenta o ambiente?

Será que o canto dos pássaros muda ao longo do dia? Eles cantam mais ao amanhecer?

Qual o impacto da luz solar na temperatura e na atividade dos seres vivos ao longo do dia?

A natureza está cheia de perguntas esperando para serem investigadas! Qual dessas te desperta mais curiosidade? 😊

por Théo Silva Dantas -
Hoje eu reparei numa árvore que tava cheia de teia de aranha ao redor, é interessante saber que foi uma aranha muito pequena que fez aquilo provavelmente sozinha e deve ter demorado dias pra fazer tudo aquilo, a árvore não era pequena tinha teia por toda parte tinha até um mosquito grudado em uma parte KKKKKKKKKKK
Em resposta à Théo Silva Dantas

por Karine Brandão -
Muito bom Théo, tem muita coisa interessante sobre a aranha, vamos estudar isso nas próximas aulas, você vai adorar.

por Gabriela Oliveira da Silva -
Hoje, observei o qual emocionante é a finalização da leitura de um livro, por maior emoção que seja iniciá-lo, terminá-lo é reflexivo. É a junção de todas as informações que se juntam e formam uma nova perspectiva de mundo.

por Kauan Lima Silva Oliveira -
Hoje eu observei uma aranha limpando sua teia ela tirava os pedaços de folhas secas e os jogavam no chão logo dps ela foi arrumar um furo q tinha na teia ela tbm tinha uma ooteca.

por Lunna da Conceição -
Bom observei ao decorrer dos dias muitos pássaros um me chamou atenção pois já ia fazer duas semanas que quando ia a cada da minha avó ele sempre aprecia no mesmo lugar a tarde em um pé de laranja que tem no quintal, talvez não seja o mesmo pássaro mais concerteza eram da mesma espécie.
Tenho observado também o crescimento de feijão da roça da minha vó, então bem crescidos, quando for lá irei tirar foto de quando foi plantado e como está. Percebi que feijão dependendo da quantidade de sol e chuva adequado seu crescimento é até que rápido.

por Láiza Dias dos Santos -
Esses dias observei pássaros, reparei como eles voam e como as sua plumas são incríveis. Os pássaros para mim são sinônimos de liberdade