Vamos brincar e estudar com inteligência artificial?
-
Escolha uma Obra Ficcional
Pense em um filme, livro, série ou animação que você gosta e que tenha personagens, enredos ou cenários que possam estar relacionados aos conceitos de biologia (como DNA, RNA, proteínas, genes, células, evolução, ecossistemas, etc.). -
Planeje sua Interpretação Biológica
Imagine como alguns dos personagens ou elementos da história poderiam representar conceitos biológicos:- Exemplo de Karine: Em Ratatouille , o livro de receitas poderia representar o DNA, enquanto o personagem Remy poderia ser o RNA que leva as instruções do livro para criar um prato (proteína).
-
Crie seu Comando para o ChatGPT
Abaixo está um exemplo de comando para ajudar-lo a solicitar ao ChatGPT que elabore uma narrativa biológica inspirada em sua obra escolhida. Siga o modelo:- "Olá, ChatGPT! Eu escolhi a obra (nome da obra) e gostaria que você criasse uma narrativa relacionando seus personagens com conceitos de biologia. Por exemplo, que o (nome do elemento ou personagem) seja o DNA, o (outro personagem) seja o RNA, e o produto final seja o fenótipo." mas você é livre para escolher qualquer tema da biologia, pode ser o que você tem muita facilidade ou que você não consegue aprender de jeito nenhum e precisa dessa ajuda relacionando com a ficção.
-
Envie seu Comando e Analise a Resposta
Depois de receber uma resposta do ChatGPT, reflita sobre como ele foi interpretado e adaptou sua obra aos conceitos de biologia. Isso ajudará você a consolidar o entendimento de cada conceito biológico de uma forma divertida e criativa. - Lembre-se que a inteligência artificial obedece seus comandos, você precisa estudar o assunto antes, fazer a leitura depois e ir "conversando" com ele de como você quer que ele crie a história, ela é sua, a ideia deve ser sua.
Pronto para esse desafio? Estou curiosa com as histórias que vocês vão me contar junto com suas IAs.