Desafio 9 - Minha playlist: Repertório musical na redação

Desafio 9 - Minha playlist: Repertório musical na redação

Número de respostas: 13

Crie sua playist musical com foco no repertório para a redação.

Utilize seu gosto, suas escolhas e também o que foi sugerido pelos colegas durante nossa discussão em sala.

Não esqueça de que é preciso relacionar as músicas aos 10 eixos temáticos(Saúde, Desigualdade, Preconceito, Educação, Tecnologia, Política, Cultura, Violência, Trabalho, Meio Ambiente).

Utilize um aplicativo de música para criar essa playlist (ou o próprio youtube) e poste o link aqui.

Em resposta à Primeiro post

Re: Desafio 9 - Minha playlist: Repertório musical na redação

por Débora da Silva Araújo -
Em resposta à Débora da Silva Araújo

por Suellen Santos Sousa -
Saúde – “Count on Me” (dCGS067s0zo)
Fala sobre empatia e apoio mútuo, essencial para o bem-estar mental e emocional.

Desigualdade – “Uptown Funk” (OPf0YbXqDm0)
Retrata o contraste entre estilos de vida e a ostentação, abrindo diálogo sobre disparidades sociais.

Preconceito – “Just the Way You Are” (LjhCEhWiKXk)
Celebra a aceitação pessoal e o amor próprio, ajudando a combater padrões e julgamentos.

Educação – “Runaway Baby” (GzxkyLfY4CA)
Alerta sobre as consequências de agir sem pensar, uma metáfora para a importância de aprender com os próprios erros.

Tecnologia – “24K Magic” (UqyT8IEBkvY)
Exalta o luxo e o consumo da era digital, provocando reflexões sobre nosso relacionamento com gadgets e redes.

Política – “Locked Out of Heaven” (CnQ8N1KacJc)
A sensação de exclusão e busca por liberdade pode ser lida como crítica a estruturas de poder opressoras.

Cultura – “Treasure” (LinudZbODyc)
Homenageia o valor humano e as conexões afetivas, ressaltando a riqueza de nossas tradições.

Violência – “Grenade” (FP8g5zTfsAs)
Metáfora forte de sacrifício e dor, auxiliando discussões sobre os impactos emocionais da violência.

Trabalho – “The Lazy Song” (fLexgOxsZu0)
Retrato bem-humorado da preguiça e do desgaste das rotinas exaustivas, ótimo para debater direitos trabalhistas e qualidade de vida.

Meio Ambiente – “Talking to the Moon” (qxnMReSfPm8)

https://www.youtube.com/watch_videos?video_ids=dCGS067s0zo,OPf0YbXqDm0,LjhCEhWiKXk,GzxkyLfY4CA,UqyT8IEBkvY,CnQ8N1KacJc,LinudZbODyc,FP8g5zTfsAs,fLexgOxsZu0,qxnMReSfPm8
Em resposta à Primeiro post

por Anna Luise Bonfim Gomes -
"Tempo Perdido" – Legião Urbana | Tema: Saúde
Reflete sobre o tempo desperdiçado e a valorização da vida, podendo ser usada em discussões sobre saúde mental, depressão e qualidade de vida.
Ouvir no YouTube

"Apesar de Você" – Chico Buarque | Tema: Desigualdade
Crítica velada à repressão da ditadura, representa a resistência frente à opressão. Útil para falar sobre desigualdades sociais, políticas ou censura.
Ouvir no YouTube

"O Caderno" – Toquinho | Tema: Educação
Uma metáfora sobre o processo de aprendizagem e o papel da educação na formação humana. Perfeita para redações sobre ensino, infância e desenvolvimento.
Ouvir no YouTube

"Cálice" – Chico Buarque e Gilberto Gil | Tema: Política
Aborda censura e repressão política durante a ditadura militar, excelente para discutir liberdade de expressão, democracia e opressão estatal.
Ouvir no YouTube

"Aquarela do Brasil" – Ary Barroso | Tema: Cultura
Exalta a identidade nacional brasileira. Ideal para abordar nacionalismo, valorização da cultura ou estereótipos do Brasil no exterior.
Ouvir no YouTube

"Diário de Um Detento" – Racionais MC's | Tema: Violência
Relato realista sobre a violência no sistema prisional e desigualdade social. Repertório potente para temas como segurança pública, racismo e justiça.
Ouvir no YouTube

"Somos Quem Podemos Ser" – Engenheiros do Hawaii | Tema: Tecnologia
Reflete sobre identidade, limites humanos e influência do progresso. Útil para discutir os impactos da tecnologia sobre a sociedade e o ser humano.
Ouvir no YouTube

"Sinhá" – Chico Buarque e João Bosco | Tema: Trabalho
Evoca a herança da escravidão e suas marcas no trabalho contemporâneo. Pode ser usada em discussões sobre exploração, desigualdade laboral e racismo estrutural.
Ouvir no YouTube

"Planeta Água" – Guilherme Arantes | Tema: Meio Ambiente
Exalta a importância da água e a necessidade de preservação ambiental. Ideal para falar de sustentabilidade, escassez hídrica e políticas ambientais.
Ouvir no YouTube