Do bingo ao debate: minha argumentação

Número de respostas: 25

Após a empolgante experiência do nosso "Bingo da Argumentação", seguida do nosso debate interativo e divertido, chegou a hora de colocar em prática suas habilidades de escrita e criatividade em uma atividade de produção textual. Vamos explorar a arte da persuasão de forma ainda mais desafiadora?

Veja só:

- Primeiro, escolha um dos argumentos presentes na sua cartela do bingo (ou um dos argumentos citados pelos colegas no debate);

- Depois informe qual foi a  sua escolha;

- Em seguida, transforme esse argumento num tema;

- Construa a introdução, atentando-se à estrutura já estudada (repertório + problematização + tese/argumentos);

-Planeje seus parágrafos argumentativos, informando qual é o argumento do parágrafo 2 (desenvolvimento 1) e qual ´do parágrafo 3 (desenvolvimento 2). Planeje o que será dito sobre cada argumento, mas não precisa desenvolver o parágrafo, pois ele estará em construção e será retomado depois.

- Não precisa fazer, nesse momento, nenhum parágrafo de conclusão.

Resumindo:  você vai postar aqui a sua introdução completa e o planejamento dos parágrafos argumentativos.

Vamos lá? 

Em resposta à Primeiro post

Re: Do bingo ao debate: minha argumentação

por Igor Ferraz Souza Brito Fernandes -
Argumento: Convencer um amigo a praticar esportes.

Tema: A instrução para amigos sobre a prática de esportes.

Há registros do surgimento dos esportes antes mesmo do século atual. No Egito Antigo há 4000.A.C Os esportes obtinham a finalidade de homenagear divindades, e preparação para guerras. Além de corridas, eram praticadas as modalidades de pintura, e luta. Esse cenário retrata como a prática de esportes estavam presentes antes do século XXI, demonstrando a necessidade de garantir à força, e um domínio da modalidade esportiva. Nos dias atuais, os esportes têm avançado cada vez mais, no âmbito profissional e tecnológico, e melhorando significativamente a saúde física e mental da população, por isso é necessário a instrução e o exemplo para amigos e familiares. Mas, em contrapartida pessoas tem se distanciado das modalidades esportivas, trazendo questões como o sedentarismo e a redução da capacidade física.

O sedentarismo será o argumento do desenvolvimento 1. Será dito sobre como a falta de prática de esportes influência no sedentarismo, reduzindo a agilidade e aumentando consequências desagradáveis.
A redução da capacidade física será o argumento do desenvolvimento 2. Será dito sobre como a falta de esportes influencia na redução da capacidade física, prejudicando a mobilidade.
Em resposta à Igor Ferraz Souza Brito Fernandes

por Lilianne Borba Castro -
O repertório é uma alusão histórica? Poderia ser melhor esclarecido.

No planejamento, a ideia de desenvolvimento dos argumentos está parecida. Seria bom rever.

Falta o planejamento dos repertórios do desenvolvimento.

por Silvana Franco Ribeiro -
Argumento: argumentar contra o uso excessivo de tecnologia

Tema: o uso excessivo de tecnologia e suas consequências

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou uma parte intrínseca da vida cotidiana, transformando a maneira como nos comunicamos, trabalhamos e nos relacionamos. Com o advento de smartphones, redes sociais e dispositivos conectados à internet, o acesso à informação e à interação social nunca foi tão fácil. No entanto, essa revolução tecnológica também trouxe à tona preocupações sobre o uso excessivo da tecnologia, gerando consequências que afetam a saúde mental, as relações interpessoais e a privacidade individual. Assim, é fundamental discutir os impactos desse fenômeno na sociedade contemporânea, destacando a dependência tecnológica e suas repercussões na vida das pessoas.

(Desenvolvimento 1)
Este parágrafo abordará como o uso excessivo de tecnologia leva à dependência emocional dos dispositivos. Discutirá o impacto desse comportamento nas interações sociais, destacando como as pessoas tendem a priorizar a comunicação virtual em detrimento das relações pessoais presenciais. Exemplos de estudos sobre isolamento social e desconexão emocional serão apresentados para reforçar a argumentação.

(Desenvolvimento 2)
Neste parágrafo, será explorado o aumento dos problemas de saúde mental associados ao uso excessivo de tecnologia, como ansiedade e depressão. Serão citados dados de pesquisas que relacionam o tempo gasto em redes sociais com a deterioração do bem-estar psicológico. Além disso, será discutido como a busca por validação online pode afetar a autoestima e levar a um ciclo vicioso prejudicial.
Em resposta à Silvana Franco Ribeiro

Falta repertório de abertura.
Corrigir uso da primeira pessoa.
Reorganizar o argumentos na introdução e rever a ordem no planejamento.

por Thaina Sancho Emiliano -
Argumentar a favor da inclusão de pessoas com deficiência.
Tema: A importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

"Se o lugar não permitir acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente", Thaís Frota. A falta de inclusão de pessoas com deficiência é persistente, fatores como a falta de assensibilidade e inclusão social, prejudicar a vida de PCD (pessoas com deficiência) a viver em sociedade.

Argumento 1: A falta de assensibilidade em locais públicos e privados, favorecendo a exclusão de PCD.
repertório: filme "intocáveis".

Argumento 2: a exclusão vivida pelos PCD na sociedade.
Repertório: filme "o extraordinário"
Em resposta à Thaina Sancho Emiliano

Reorganizar o repertório, inserindo expressões como "segundo fulano de tal" e também mais informações sobre quem está sendo citado.
Falta contextualizar o repertório com o tema.
Falta retomar o tema após essa contextualização.

Corrigir grafia de palavras como acessibilidade, etc.
Em resposta à Thaina Sancho Emiliano

por Thaina Sancho Emiliano -
Segundo arquiteta humanista Thais Frota, "Se o lugar não permitir acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente". Isso é problema no cenário brasileiro a falta de acesso às pessoas com deficiência (PCD). A falta de inclusão desse grupo é persistente, fatores como a falta de assensibilidade e inclusão social, prejudicar a vida de PCD a conviver e realizar atividades em sociedade.

por Eleni Rodrigues dos Santos -

Argumento: argumentar a favor do meio ambiente.

Anexo Screenshot_20241017_165807_Microsoft 365 (Office).jpg
Em resposta à Eleni Rodrigues dos Santos

Refazer o parágrafo conforme orientações discutidas em aula (repertório, argumentos, etc).

por Eleni Rodrigues dos Santos -
Introdução:
A preservação ambiental é uma das questões mais urgentes do século XXI, especialmente em um cenário de crescente degradação dos ecossistemas e agravamento das mudanças climáticas. Diversos relatórios científicos, como o do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), apontam que a ação humana é a principal responsável pela aceleração desses problemas. Nesse contexto, torna-se imperativo discutir a defesa do meio ambiente, não apenas como uma responsabilidade de governos e grandes corporações, mas como um compromisso ético de cada indivíduo para garantir um futuro sustentável. Diante disso pode-se afirmar que é de suma importância argumentar sobre a degradação ambiental e de promoções de práticas sustentáveis

1° argumento: vai discutir sobre a degradação ambiental que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, causando problemas de saúde como doenças respiratórias, além de prejudicar a biodiversidade, essencial para o equilíbrio dos ecossistemas e a produção de alimentos.

2° argumento: vai argumentar sobre o papel crucial das políticas públicas e da legislação ambiental para promover práticas sustentáveis, ressaltando que essas medidas só são eficazes com uma fiscalização rigorosa e o engajamento da população, que tem pressionado governos e corporações por meio de mobilizações sociais.

O repertório de abertura vem no início do parágrafo, depois faça o ajuste, tá?

Você pensou sobre os repertórios que usará para cada argumento no desenvolvimento?

por Lorena Viana Donato -
Argumento: argumentar a favor da preservação do meio ambiente

Tema:A preservação do meio ambiente

No filme "Erin Brockovich,uma mulher de talento",a personagem interpretada por Júlia Roberts,descobre que uma empresa poluiu o abastecimento de água de uma cidade,causando sérios problemas de saúde na população. A poluição da água é um dos muitos problemas que estão destruindo o meio ambiente. Sabendo disso,é crucial incentivar a reflexão e o debate sobre a preservação ambiental, visando conservar os recursos naturais e a sustentabilidade do planeta.

Argumento 1: Falta de consciência ambiental entre a população geral.

Argumento 2:Políticas de gestão de resíduos ineficazes.
Em resposta à Lorena Viana Donato

Inserir a contextualização do repertório com o tema. Reorganizar os argumentos na introdução e utilizá-los no planejamento do desenvolvimento. Não esquecer de informar o repertório para cada desenvolvimento.

por Ana Terra Lebrão Alves -
Argumento : Argumentar a favor da conscientização da saúde mental.

Tema : A invisibilidade da saúde mental.

Segundo o filósofo indiano Jidu Krishnamurti "Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença." Essa reflexão destaca a importância da saúde mental, que muitas vezes é invisibilizada na sociedade contemporânea,mesmo tendo em vista o aumento alarmante nos números de suicídios,sendo cerca de 32 registros por dia no Brasil. Se torna crucial reconhecer que muitos desses casos poderiam ter sido evitados com o suporte adequado , fazendo-se ainda mais nítido que a pouca importância dada à saúde mental é cada vez mais crescente além de deveras preocupante.

Desenvolvimento 1 : Nesse parágrafo citaria alguns motivos plausíveis para a saúde mental ter se tornado tão invisibilizada, em um contexto histórico,além de falar um pouco sobre as pessoas das gerações que consideram tal assunto uma "frescura".

Desenvolvimento 2 : Nesse parágrafo seria dito sobre a importância da conscientização de saúde mental em escolas, não só para alunos mas principalmente para os responsáveis dos alunos, que na maioria das vezes são os que invisibilizam a saúde mental do mais novo e agregam para uma piora considerável da mesma.
Em resposta à Ana Terra Lebrão Alves

Repertório ok.
Na contextualização, rever fonte ou retirar dado colocado.
Rever os argumentos da introdução e do desenvolvimento.
Não esquecer de definir repertórios para o desenvolvimento.

por Marcelo Henrique Cordeiro -
USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA

Na música brasileira “AmaRelo”, assim como Emicida retrata as mudanças repentinas do ser humano, o uso excessivo da tecnologia acaba se encaixando nesse contexto. Mediante a tal, uma sociedade idealizada por parâmetros de pessoas que possuem melhores qualidades de vida sofre por despretensão, dificultando o direito a cidadania por parte populacional. Mostra-se a importância de ações estatais junto ao apoio populacional, tendo em vista a pouca escala da sociedade a origem do percussor.
Em resposta à Marcelo Henrique Cordeiro

Não consegui identificar os argumentos na introdução.

E o planejamento dos parágrafos do Desenvolvimento?

por Shauany dos Santos Dias -
"Argumentar contra o consumo excessivo de alimentos processados"

Tema- Os ultraprocessados na sociedade moderna

No documentário brasileiro "Muito além do peso" de 2012, é abordado a obesidade infantil, e mostrado suas consequências em meio a saúde física e mental. Nesse contexto, é visível que os alimentos ultrapassados estão envolvidos nesses casos, por conterem um alto nível de sódio, gordura, açúcar e conservante, são extremamente prejudiciais a saúde. Com isso, o consumo desses alimentos de forma exagerada e a falta de educação alimentar, são grandes problemas a serem resolvidos.

Consumo de ultraprocessados de forma exagerada-
O fácil acesso e consumo, desencadeia um vício, levando as pessoas a consumirem cada vez mais e sem limites...

Falta de educação alimentar-
A educação alimentar é fundamental para que as pessoas entendam a importância de manter uma dieta balanceada...
Em resposta à Shauany dos Santos Dias

A estrutura da introdução está OK, mas pecisa de alguns ajustes gramaticais.

Quanto ao planejamento dos argumentos, faltou colocar os repertório relacionados.

por Nicole Teixeira da Silva Oliveira -
A preservação ambiental é um dos temas mais urgentes da atualidade, com impactos diretos na qualidade de vida e no futuro das próximas gerações. Como ressaltado por João Bosco, a responsabilidade social e a preservação ambiental implicam em um compromisso inegável com a vida, um dever que recai sobre cada indivíduo. Esse compromisso se estende além das questões ecológicas, envolvendo também a busca por justiça social e sustentabilidade. Portanto, discutir e implementar práticas de preservação ambiental é essencial para garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a conservação dos recursos naturais.
Em resposta à Nicole Teixeira da Silva Oliveira

Precisa reorganizar a introdução, para que o repertório esteja na abertura do texto, ou seja, no tópico frasal.

E quanto ao planejamento dos argumentos e repertórios para os parágrafos do desenvolvimento?

por Ana Terra Lebrão Alves -
Argumento : Argumentar a favor da conscientização da saúde mental.

Tema : A invisibilidade da saúde mental.

Segundo o filósofo indiano Jidu Krishnamurti "Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença." Essa reflexão destaca a importância da saúde mental, que muitas vezes é invisibilizada na sociedade contemporânea,apesar do aumento alarmante nos números de suicídios no Brasil. Torna-se crucial reconhecer que muitos desses casos poderiam ter sido evitados com a assistência adequada , tanto familiar quanto terapeuta, fazendo-se possível observar que a falta de suporte familiar é um dos principais motivos para a piora considerável da vitalidade mental ,além da falta de apoio por parte do governo para que a abordagem de tal tema aumente em Instituições educacionais,em escolas ou em mídias que são acessíveis para a maioria.

Parágrafo 1 : Nesse parágrafo seria dito como e citaria os motivos plausíveis para a saúde mental ter se tornado tão invisibilizada, historicamente falando,além de falar um pouco sobre as pessoas (em sua maioria pessoas mais velhas,sendo grande parte delas familiares ou conhecidos) das gerações que consideram tal assunto uma "frescura".

Parágrafo 2 : Nesse parágrafo seria dito sobre a importância da conscientização de saúde mental em escolas, em instituições educacionais e a contribuição,procurando focar principalmente no papel do governo nesse encargo,tal esse que não está sendo cumprido com maestria.
Em resposta à Ana Terra Lebrão Alves

A estrutura do parágrafo da introdução está ok, mas sugiro reorganizar o último período, pois está um pouco extenso e pode dificultar a clareza.

No planejamento do desenvolvimento, faltou relacionar os repertórios.

por Lorena Viana Donato -
Argumento: argumentar a favor da preservação do meio ambiente

Tema:A preservação do meio ambiente

No filme "Erin Brockovich,uma mulher de talento",a personagem interpretada por Júlia Roberts,descobre que uma empresa poluiu o abastecimento de água de uma cidade,causando sérios problemas de saúde na população. Assim como na obra cinematográfica abordada,observa-se que,no Brasil atual,a poluição da água é um problema que tem grande impacto em relação a preservação do meio ambiente. Nesse sentido,as discussões giram em torno da falta de consciência ambiental e a falta de fiscalização que permite o desmatamento ilegal.

Argumento 1: Falta de consciência ambiental entre a população geral.
Repertório: citação do filósofo José Ortega y Gasset.

Argumento 2:Falta de fiscalização que permite o desmatamento ilegal.
Repertório: artigo 225 da Constituição Federal.